Invista na mobilidade de talentos e veja o seu negócio crescer.
As organizações que adoptam a mobilidade de talentos estarão mais bem posicionadas para sobreviver e para prosperar em tempos de disrupção, promovendo a agilidade ao longo de todas as fases do percurso do colaborador.
79% acreditam que a mobilidade interna é importante para a sua estratégia de gestão de talentos, mas apenas 30% estão satisfeitos com a sua capacidade de atingir os objectivos nesta área.
Preparar a sua empresa para o sucesso a longo prazo
A mobilidade de talentos refere-se ao movimento fluido de pessoas dentro e fora de uma organização, de modo a que as suas paixões e competências profissionais se alinhem com as necessidades da empresa. Quando a mobilidade de talentos é uma estratégia contínua a longo prazo, uma empresa pode manter-se competitiva e mudar rapidamente de velocidade em ambientes económicos voláteis.
Embora a mobilidade de talentos sempre disponível pareça ser uma estratégia prática, as lacunas de competências continuam generalizadas em muitas organizações e são um impedimento ao crescimento do negócio.
Um plano abrangente que coloque os colaboradores em primeiro lugar, para os qualificar e requalificar, fazer a transição para novos cargos ou mesmo efectuar despedimentos, ajuda a preparar a sua organização para o futuro e é fundamental para o sucesso da sua empresa, principalmente em tempos de mudança.
Um inquérito recente desenvolvido pela McKinsey revelou que 87% dos executivos chegaram à conclusão que as suas organizações enfrentam actualmente lacunas de competências ou esperam que estas surjam dentro de alguns anos.
Vantagens de mobilidade de talentos sempre disponível
As empresas que investem nos seus funcionários encontrarão muitas vantagens na criação de uma força de trabalho ágil:
- menores custos ao nível do recrutamento;
- redução do tempo de preenchimento de vagas;
- maior rapidez na produtividade das novas contratações
- maior lealdade, maior produtividade e maior retenção dos colaboradores;
- desenvolvimento mais rápido de novas soluções ou serviços
Os trabalhadores beneficiam de opções de carreira alargadas, maior satisfação no trabalho e maior permanência na empresa.
A criação de uma cultura de mobilidade de talentos sempre disponível começa com uma avaliação das competências dos seus empregados e com o desenvolvimento dos percursos dos funcionários. A criação de um quadro sólido de transição de carreira dar-lhe-á a flexibilidade de que necessita quando ocorrem circunstâncias imprevistas.
A aprendizagem contínua exige inovação e estratégia
Quando a sua empresa precisa de se adaptar rapidamente às novas dinâmicas do mercado, a falta de um plano e de colaboradores devidamente qualificados conduz frequentemente a uma crise.
As empresas que têm uma estratégia de mobilidade de talentos e carreiras com impacto estão continuamente a:
- aprender sobre as competências dos seus funcionários;
- comunicar claramente aos trabalhadores as oportunidades de utilizarem essas competências;
- desenvolver novos programas de qualificação e requalificação;
- incentivar o desenvolvimento de novas competências;
- criar percursos de carreira para os colaboradores que vão para além das suas funções actuais.
Quando surgem novos desafios empresariais, é frequente reflectirmos sobre o que poderia ter sido feito melhor no passado para nos prepararmos para um futuro melhor. Eis algumas novas abordagens para desenvolver um plano de mobilidade de talentos sempre disponível e preparar a sua empresa para o sucesso a longo prazo.
1 cultura de mobilidade de talentos em vez de despedimentos
Um programa de mobilidade interna com visão de futuro ajudará a desenvolver uma força de trabalho sustentável, em que as pessoas permanecem empregáveis ao longo de todo o seu mandato, tornando idealmente os despedimentos uma coisa do passado
Segundo um relatório global da Degreed, mais de quatro em cada 10 (42%) trabalhadores acreditam ser mais provável que a sua empresa despeça funcionários do que os requalifique ou os transfira para outra função.
Adopte uma abordagem que coloque os trabalhadores em primeiro lugar e a sua força de trabalho prosperará.
Quando as empresas começam a sentir dificuldades económicas, procedem tradicionalmente a despedimentos em vez de transferirem os funcionários para novas funções. No entanto, as empresas que adoptaram uma abordagem de mobilidade de talentos que coloca o colaborador em primeiro lugar encontram-se em posições invejáveis a longo prazo.
Uma cultura de mobilidade de talentos é o resultado de:
- empresas que trabalham diligentemente para ajudar os trabalhadores a permanecerem empregados nas suas organizações
- concentrar-se em alternativas aos despedimentos, como a rápida reafectação ou as licenças sabáticas
- trabalhar em estreita colaboração com a liderança sénior para alinhar os objectivos empresariais com as necessidades contínuas de talento
As empresas que sobreviveram e prosperaram durante disrupções económicas, como a Grande Recessão e a pandemia de COVID-19, adoptaram uma abordagem mais ponderada e moderna para o planeamento da força de trabalho.
2 partilha de talentos em vez de na sua acumulação
Um dos maiores obstáculos à criação de uma organização onde o talento circula livremente é causado pelos gestores
De acordo com um estudo da Gallup, os gestores são responsáveis por, pelo menos, 70% da variação no envolvimento dos trabalhadores, o que tem um impacto substancial no desempenho e na retenção.
sem obstáculos de gestão à mobilidade dos talentos
Os seus gestores agarram-se ao talento em detrimento do percurso profissional de um colaborador ou de um objectivo comercial que seja mais amplo? Os gestores tendem a concentrar-se com frequência em manter os melhores talentos para si próprios. No entanto, chegou-se à conclusão que a partilha de talentos traz muitos benefícios:
- os gestores têm acesso a talentos com competências relevantes que, de outra forma, não saberiam estarem disponíveis
- os funcionários terão maior satisfação no trabalho e crescimento na carreira
- as empresas verão um preenchimento de postos de trabalho mais rápido e reduzirão os custos de aquisição de talentos
O mentoring, o desenvolvimento de competências e a partilha de talentos devem ser KPI-chave para os gestores a todos os níveis da sua organização. Crie oportunidades para os funcionários desenvolverem redes de contactos seguras na empresa. Comece com uma partilha de talentos nos dois sentidos ou com um programa de rotação de funções para manter as competências dos seus empregados actualizadas e a sua força de trabalho ágil para mudanças futuras ou imprevistas.
3 Contratar para o futuro dando valor aos quadros
Para acompanhar o ritmo do mundo do trabalho em constante evolução, é necessário repensar o percurso do colaborador e apoiar uma verdadeira e contínua mobilidade interna de talentos
De acordo com a MIT Sloan School of Management e a Deloitte Insights, 40% dos trabalhadores dizem ser mais fácil conseguir um emprego fora da sua organização do que dentro dela.
Modernize as suas práticas de contratação
As suas descrições de funções são demasiado rígidas? A procura de um candidato perfeito que se adeqúe aos requisitos actuais do cargo muitas vezes ignora conjuntos de competências que podem estar mais alinhados com o futuro.
Actualize as suas práticas de contratação para:
- concentrar-se primeiro no talento interno
- contratar para a agilidade — concentrar-se em candidatos com conjuntos de competências que estejam em constante evolução
- manter a mente aberta relativamente às fontes de talento e aos antecedentes dos candidatos
Estabeleça práticas para descobrir e registar os talentos ocultos dos funcionários e criar um ambiente onde estes possam mudar de posição na organização de forma suave e confortável, sem repercussões.
4 abordagem para a aprendizagem e o desenvolvimento
Reter e desenvolver os principais talentos é fundamental para o sucesso de qualquer que seja a empresa. Por isso, crie uma força de trabalho repleta de oportunidades, crescimento e objectivos
Segundo o inquérito Randstad Workmonitor, 82% dos colaboradores afirmam que a aprendizagem ao longo da vida é importante para eles.
A aprendizagem acontece em todo o lado
Incentive os seus funcionários a irem além dos recursos tradicionais e a participarem em programas de aprendizagem que incluam a interacção com outras pessoas dentro e fora da sua organização.
Com um programa de aprendizagem mais diversificado, descobrirá os talentos escondidos dos colaboradores, bem como formas novas e inovadoras de resolver desafios empresariais. As novas oportunidades de percurso de aprendizagem incluem:
- equipas multifuncionais para projectos especiais
- grupos de trabalho internos e/ou externos
- tutoria com gestores fora daquela que é a função actual de um funcionário
- formação online e interactiva em grupo
As tradicionais sessões de formação formal em sala de aula tornaram-se obsoletas. Encontre mais formas de os seus trabalhadores se envolverem com outros para estabelecer um ambiente de aprendizagem contínua. Desta forma, a sua empresa terá uma força de trabalho mais instruída e preparada para o futuro.
5 Competências via orientação humana vs. apenas tecnologia
No mundo do trabalho actual, a qualidade das relações entre os trabalhadores determina o sucesso da empresa. A tecnologia, por si só, raramente mudará a mentalidade ou os comportamentos dos funcionários
De acordo com um inquérito da Randstad RiseSmart, 72% dos empregadores oferecem oportunidades de qualificação contínua, mas 91% acreditam que a aprendizagem seria mais eficaz com orienta- ção especializada.
Os seus trabalhadores são pessoas
Os avanços nas tecnologias de RH oferecem a flexibilidade para distribuir e actualizar facilmente programas de aprendizagem aos funcionários. Porém, não substitui a personalização, a interacção humana e a orientação.
Inicie um programa de aprendizagem que coloque os funcionários em primeiro lugar com:
- um percurso do colaborador personalizado
- percursos de aprendizagem de qualificação e requalificação
- sessões de formação que sejam recorrentes
- networking e mentoring
- incentivos e recompensas
Torne a aprendizagem relevante para as competências e interesses do colaborador, bem como para a realidade do seu mundo. Saiba mais sobre os seus funcionários, o que os motiva e que tipos de metodologias de aprendizagem se adequam às suas necessidades.
Mobilidade de talentos que seja moderna e sempre activa
Quando adoptar uma cultura de aprendizagem contínua e de desenvolvimento de carreira, a sua força de trabalho será flexível, qualificada e preparada para o futuro. Concentre-se numa abordagem que coloca os colaboradores em primeiro lugar, eliminando os obstáculos culturais e de gestão às transições de funções e à formação, actualizando as práticas de qualificação e requalificação e contratando para o futuro.
Tire partido das novas abor- dagens e soluções para a mobilidade de talentos para transformar a sua organização e garantir o crescimento do negócio.
Mobilidade de talentos Randstad RiseSmart
A Randstad RiseSmart fornece soluções de mobilidade de talentos que lhe permite criar com sucesso forças de trabalho ágeis e resilientes para gerir a mudança com facilidade, confiança e resultados mais fortes.
Ajudamos as empresas a reter e a envolver os talentos, permitindo que os trabalhadores se desenvolvam continuamente nas suas carreiras, se requalifiquem e melhorem as suas competências, e façam a transição para novas oportunidades — quer sejam funções em aberto na sua organização ou novas funções noutro empregador.
Está pronto para transformar a sua força de trabalho com uma estratégia de mobilidade de talentos moderna e sempre disponível?
Sobre a Randstad RiseSmart . O que são e como funciona?
A Randstad RiseSmart é líder global em soluções de talento, conduzindo estratégias de desenvolvimento e de transição de talentos para os empregadores mais bem sucedidos do mundo. Permitimos que as organizações libertem possibilidades ao longo da vida profissional para o seu maior activo, os seus colaboradores, por uma abordagem centrada no coaching, concebida para apoiar os indivíduos ao longo de todas as fases do seu emprego e para apoiar as empresas na integração, desenvolvimento, mobilização, envolvimento, retenção e transição de colaboradores para terem a melhor experiência possível alinhada com as necessidades do negócio.
Enquanto parte da Randstad Enterprise e uma empresa operacional da Randstad N.V. — líder global de talentos com receitas de 25,4 mil milhões de euros —, os especialistas e líderes de opinião da Randstad RiseSmart em todo o mundo constroem e desenvolvem continuamente as nossas soluções de coaching de carreira, de mobilidade de talentos, reafectação e de outplacement.
Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 229 de Abril de 2025













