Atualmente, os nossos dispositivos móveis permitem-nos fazer praticamente tudo: comprar uma viagem de avião, pedir ajuda, gravar vídeos, procurar um local, entre tantas possibilidades. No entanto, há diversas funções muito úteis que tendemos a negligenciar e que, num determinado momento, pode mesmo ser essencial para nos tirar de apuros e salvar a vida. Mas, para isso, é fundamental acompanhar as atualizações.
A Apple lançou o primeiro iPhone há 15 anos e, desde então, os smartphones percorreram um longo percurso. Tanto que algumas das funções mais óbvias foram esquecidas ou escondidas em outras ferramentas. Existem quatro recursos que provavelmente nem sabe que tem no seu dispositivo, seja Android como Apple.
Localize-se melhor com o modo Live View
O Google Maps, ou Maps no caso dos iPhones, são duas aplicações que precisam de estar na tela inicial. Na verdade, vêm por padrão. Nos últimos meses, tanto a Google como a Apple adicionaram uma câmara de realidade aumentada para se poder localizar melhor, principalmente nas grandes cidades – claro, é uma das funções que mais bateria consome.
No caso do Google Maps, trata-se de uma função chamada Live View, que nos oferece uma forma mais precisa e visual de nos deslocarmos numa cidade. Para o ativar, pressione ‘Direções’ e selecione o modo ‘a pé’. Toque no ícone ‘Live View’ num dos cantos do mapa. De seguida, o próprio telefone vai solicitar que aponte a câmara para prédios próximos para que a aplicação possa reconhecer as imediações, comparando-o com as imagens do ‘Google Street View’. O Maps tem um recurso semelhante – no caso, terá de pressionar o ícone AR.
Digitalize documentos e códigos QR
A pandemia da Covid-19 fez reavivar formatos digitais outrora ‘obsoletos’, como o QR. Restaurantes, museus, exposições, guias turísticos colocam todas as suas informações em códigos QR. A maioria dos utilizadores faz download de uma aplicação para os ler mas sabia que pode digitalizá-los diretamente da sua câmara, sem necessidade de aplicações? Só precisa de focar o código e o link para o qual o QR direciona vai aparecer.
A câmara do smartphone pode funcionar como um scanner para uma resposta rápido ou códigos QR mas também qualquer tipo de documento. No iOS, pode usar a aplicação ‘Notes para criar uma nova nota, pressionando o ícone da câmara na barra de ferramentas e selecionando ‘Digitalizar’. Pode também digitalizar e anexar um documento num email também tocando no ícone de digitalização.
A aplicação ‘Google Drive’ possui uma ferramenta de verificação semelhante. O ‘Google Stack’, para Android, também verifica e organiza arquivos PDF. A câmara, de alguns telefones Samsung Galaxy, também deteta e digitaliza qualquer documento em papel.
Reconheça uma música e baixe-a para a Apple Music, Spotify ou YouTube Music
O microfone móvel não é usado apenas para enviar notas de voz, ditar ou atender chamadas de áudio/vídeo, mas também para pesquisar e poder fazer o download de qualquer música diretamente para o Apple Music, Spotify ou YouTube Music através de um botão – isto depois da aquisição pela Apple, em 2018, da aplicação de reconhecimento de música Shazam.
Para isso, terá de ativar a função ‘Auto Shazam’, que identifica automaticamente uma música. Depois de a identificar, poderá reproduzir numa conta da Apple Music, Deezer, Spotify ou YouTube Music. Convém que conecte as suas listas ao Shazam através da aplicação.
Pede ajuda através do smartphone
Se se encontrar numa situação perigosa e precisar de entrar em contacto com os serviços de emergência, saiba que existem atalhos para isso. No iPhone, as versões posteriores ao 8 têm um truque que permite isso: pressionando e segurando o botão no lado direito do telemóvel e um dos botões de volume até ver o controlo deslizante SOS de emergência no ecrã. Basta arrastar o controlo para ligar para o número de emergência local. Para o dispositivos Android, pressione e segure o botão liga/desliga no dispositivo até ver o ícone Emergência.














