Foi publicada a Norma Portuguesa 4590 – Sistema de Gestão do Bem-Estar e Felicidade Organizacional, com o objetivo principal de oferecer às organizações um referencial para a implementação de políticas, programas e uma cultura que tenha em conta a saúde física e mental dos colaboradores.
Este documento esteve em consulta pública até ao dia 14 de julho, e foi elaborado pela Comissão Técnica de Normalização “Bem-estar e Felicidade organizacional”, com a coordenação do Organismo de Normalização Setorial da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
Trata-se de um sistema de gestão que vem reforçar a eficiência do desempenho organizacional e visa contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico.
“Esta norma é um importante instrumento para qualquer organização portuguesa, para que encare os seus colaboradores como um conjunto de pessoas que a escolhem pela sua cultura organizacional”, diz Mário Parra da Silva, Presidente da APEE.
Tendo em conta a entrada em vigor desta norma, a Egas Moniz School of Health & Science arranca este mês uma nova pós-graduação de Gestão do Bem-estar e da Felicidade Organizacional.
“A pós-graduação da Egas Moniz foi criada para dar resposta e oferecer um programa de ensino em que o aluno, no final do curso, tenha as habilitações necessárias que permitam introduzir estratégias neste âmbito. Estamos atentos às necessidades da sociedade e acreditamos que o ensino é uma parte fundamental para corresponder a temas emergentes como este”, diz José João Mendes, Presidente da Direção da Egas Moniz School of Health & Science.
A pós-graduação destina-se aos quadros de médias e grandes empresas, responsáveis de recursos humanos, de sistemas de gestão e de entidades governamentais nacionais, regionais e locais, auditores, consultores, entidades certificadoras e também ao público em geral com formação superior.














