Presidenciais: FRASES DA NOITE ELEITORAL

Seleção de frases da noite eleitoral:

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 8, 2026
23:59

Seleção de frases da noite eleitoral:



“Os socialistas estão felizes. Esta é uma vitória de um amplo campo democrático, da esquerda até ao centro direita. Esta é uma vitória da democracia, dos valores constitucionais”, secretário-geral do PS, José Luís Carneiro.



“É a vitória dos valores da nossa Constituição. A democracia, hoje e mais uma vez, venceu. É a vitória de um socialista de sempre, mas é sobretudo a vitória de um Presidente de todos e para todos”, idem.



“A vitória de António José Seguro é uma vitória sua em primeiro lugar, da sua coragem. Ele avançou sozinho, com estimativas eleitorais muito baixas e, a partir de uma atitude de coragem, progressivamente conquistou os portugueses. Isto é uma grande alegria”, idem.



“Há uma clara derrota e uma clara rejeição de André Ventura e das conceções que transporta. Essa é a grande notícia do dia de hoje”, secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo.



“Quando o povo fala, o povo é soberano. Se o povo escolheu António José Seguro, é ele que será Presidente. E espero que ele seja um bom Presidente, porque o país precisa”, candidato presidencial derrotado, André Ventura.



“Independentemente de termos sido adversários nesta segunda volta, o sucesso de António José Seguro à frente de Portugal será o sucesso de todos, e tive a oportunidade de lhe transmitir isso mesmo”, disse.



“Ele venceu, é o que temos. Desejo-lhe um excelente mandato”, idem.



“Acho que a mensagem dos portugueses foi clara: lideramos a direita em Portugal, lideramos o espaço da direita em Portugal e vamos em breve governar este país”, idem.



“O sonho, hoje, continua a ser o mesmo sonho de Francisco Sá Carneiro. O sonho de conseguir uma maioria que, não em nome das elites, mas em nome do povo, faça a diferença e a mudança. É esse caminho que quero prosseguir”, idem.



“Estamos neste momento com três anos e meio em que não haverá eleições nacionais. É muito importante que utilizemos este tempo precioso em benefício de todos os portugueses, com uma cooperação interinstitucional intensa, com capacidade de diálogo, de resolver os assuntos, de encontrar soluções para aquilo que são problemas reais dos portugueses”, primeira vice-presidente do PSD, Leonor Beleza.



“Ele diz o que quiser. A nossa área política não é a área política dele”, idem, sobre a pretensão de Ventura ser o líder da direita.



“Consideramos essencial […] ver que dois terços dos portugueses se posicionaram por uma política que não é feita de conflitos artificiais, mas de unidade, e em particular votaram por um Presidente que está do lado da Constituição e que considera que é inoportuno mexer agora na Constituição”, co-porta-voz do Livre Rui Tavares.



“Quero nesta ocasião, em nome do Governo, dirigir uma palavra de felicitação ao doutor António José Seguro, Presidente da República eleito, tive já a ocasião de falar com ele, como tive também a ocasião de falar com o doutor André Ventura, candidato vencido neste segundo sufrágio”, primeiro-ministro, Luís Montenegro.



[Toda a disponibilidade do Governo PSD/CDS-PP para, em conjunto, trabalhar] “Para salvaguardarmos o interesse dos portugueses com toda a cooperação, com todo o sentido de servirmos Portugal e o povo português, de forma construtiva, de forma positiva e cada um ao nível da responsabilidade que a Constituição atribui”, idem.



“A primeira palavra é simples: o povo português é o melhor povo do mundo. Excelente, de uma responsabilidade cívica enorme e de um apego aos valores da democracia”, Presidente eleito, António José Seguro.



“Não vos esquecerei e não vos abandonarei”, idem, sobre as vítimas mortais e as populações afetadas pelos efeitos do mau tempo.



“A solidariedade portuguesa foi heroica, mas não pode nunca substituir a responsabilidade do Estado”, idem.



“A minha primeira lealdade é para com os portugueses e as portuguesas”, idem.



“A partir desta noite deixámos de ser adversários, e temos agora o dever partilhado de trabalhar por um Portugal mais desenvolvido e mais justo”, idem, sobre o candidato derrotado André Ventura.



“Não será por mim que ela será interrompida. Prometi a lealdade e cooperação institucional com o Governo. Cumprirei a minha palavra. Jamais serei um contrapoder, mas serei um Presidente exigente com as soluções e com os resultados”, idem.



“Espero não perder a minha mulher no mandato”, idem, em resposta a uma pergunta de uma jornalista sobre o papel de primeira-dama.



“Parabéns, António José Seguro, pela eleição como Presidente da República. Os cidadãos portugueses fizeram ouvir a sua voz e, perante a devastação causada pelas tempestades, demonstraram uma notável resiliência democrática”, presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social X.



“Sei que a Europa pode contar com a sua experiência e com o seu empenho no nosso projeto comum, sobretudo como ex-eurodeputado, tanto quanto Portugal pode continuar a contar com a Europa”, presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, na rede social X.



“Felicito António José Seguro pela sua eleição como Presidente da República Portuguesa e desejo-lhe os maiores sucessos no exercício do seu mandato. Os Portugueses demonstraram hoje o seu apreço pela Democracia, reafirmando Portugal como um pilar do humanismo europeu”, presidente do Conselho Europeu, António Costa, na sua conta nas redes sociais.



“Parabéns a António José Seguro, Presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”, chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na rede social X.



“Apesar de todas as tempestades, o povo português acorreu às urnas e votou esmagadoramente no republicanismo e na democracia”, Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.



A vitória de Seguro “demonstra que em política vale a pena nadar nas águas profundas da decência, da serenidade e da sabedoria, sempre com os olhos postos na liberdade e na dignidade humana”, idem


Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.