Pelo Saara Ocidental. República Árabe Saaraui Democrática declara guerra a Marrocos

A ONU e a União Europeia já vieram apelar ao respeito pelo cessar-fogo, tentando evitar o reviver de um conflito que está apaziguado há décadas.

Sónia Bexiga
Novembro 17, 2020
13:49

A autoproclamada República Árabe Saaraui Democrática, um movimento de libertação do povo saariano, quebrou um cessar-fogo de 29 anos e declarou guerra a Marrocos pela voz do seu exército, a Frente Polisário, noticia o ‘Euronews’. 

Conhecida por alguns como a última colónia da África, quase 80% do Saara Ocidental foi anexado pelo Marrocos em 1975. O vasto deserto junto ao Atlântico é rico em fosfato, bancos de pesca e muitos acreditam que tem depósitos de petróleo offshore.

Após a saída da presença colonial espanhola na década de 1970, Marrocos anexou mais de três quartos do Saara Ocidental. Apoiada pela Argélia, a Frente Polisário é o movimento de libertação nacional do povo saaraui que controla o resto.

Em 1991, a ONU mediou um cessar-fogo entre marroquinos e saarauis e estabeleceu uma missão de paz que ajudaria a estabelecer um referendo sobre o futuro do território. O que nunca aconteceu.

Segundo apurou a publicação, o anúncio da Frente Polisário foi feito na sequência do lançamento pelo exército marroquino de uma operação para desbloquear a passagem de Guerguerat, uma zona tampão patrulhada pelas Nações Unidas, que havia sido bloqueada durante três semanas por ativistas saharauis.

A ONU e a União Europeia já vieram apelar ao respeito pelo cessar-fogo, tentando evitar o reviver de um conflito que está apaziguado há décadas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.