Partilha de bicicletas gera 305 milhões anuais

Um novo estudo encomendado pelo EIT Urban Mobility e pela Cycling Industries Europe (CIE), e realizado pela EY, revela que a partilha de bicicletas gera benefícios anuais de 305 milhões de euros

Executive Digest
Outubro 15, 2025
14:08

A pesquisa quantificou, pela primeira vez, o retorno económico e social do investimento em programas de partilha de bicicletas na Europa, revelando benefícios ambientais, de saúde e económicos. Este programas oferecem aos utilizadores uma alternativa de transporte mais económica, permitindo reduzir os custos da mobilidade até 90% em comparação com os automóveis, além da poupança anual de 46.000 toneladas de emissões de CO₂ e 200 toneladas de poluentes atmosféricos nocivos, confirmando, assim, o seu papel como elemento-chave na mobilidade urbana sustentável.

O estudo aponta quatro factores que podem impulsionar o crescimento da partilha de bicicletas: maior procura por motivos urbanísticos, oferta ampliada com apoio regulamentar, electrificação da frota e expansão territorial. Estas oportunidades dependem das políticas públicas e financiamento, sistemas mais flexíveis e fiáveis com base em dados, e uma integração mais forte com a infra-estrutura de transportes públicos e ciclovias.

Actualmente, a partilha de bicicletas encontra-se disponível em mais de 150 cidades europeias, (UE-27, Reino Unido, Suíça e Noruega) desde grandes metrópoles como Paris com 42.200 bicicletas, até Bruxelas com mais de 11.000 e pequenas cidades, com apenas algumas dezenas de bicicletas, contabilizando uma frota de 438.000 bicicletas partilhadas.

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