País a país: quais são os planos de desconfinamento na Europa?

Portugal não é o único país que preprara uma reabertura gradual da economia e da sociedade, no geral.

Executive Digest
Abril 27, 2020
12:39

Portugal não é o único país que preprara uma reabertura gradual da economia e da sociedade, no geral. Também a vizinha Espanha, França e Itália querem começar a aliviar algumas das medidas de contenção impostas na tentativa de mitigar os efeitos e a propagação do novo coronavírus. Mas o plano está longe de ser igual para as diferentes geografias, tal como nota o The Guardian.

Entre os países cuja mudanças começam a entrar em vigor já esta semana, conta-se Espanha, onde desde ontem os menores de 14 anos podem sair à rua durante uma hora diariamente. Devem, no entanto, fazer-se acompanhar de um adulto e manter-se num raio de um quilómetro de distância da respectiva residência. O governo espera ainda avançar com a possibilidade de realização de exercício ao ar livre e passeios a partir do dia 2 de Maio, desde que o ritmo de infecções continue a abrandar.

França também se junta a este grupo, uma vez que o primeiro-ministro deverá apresentar o plano de desconfinamento já amanhã, terça-feira. Segue-se um debate e votações sobre as recomendações.

Na Noruega, o cenário é semelhante. Embora grandes eventos estejam proíbidos até 1 de Setembro, serão decididas já esta semana novas datas para eventos com menos de 500 pessoas. A República Checa reabre as universidades já hoje e viagens não essenciais passam a ser permitidas, desde que os grupos não tenham mais do que 10 pessoas. É obrigatória, porém, a utilização de máscara em público.

Na Grécia, os tribunais voltam a funcionar hoje e algumas lojas deverão reabrir na próxima semana. A Áustria, por seu turno, aponta para 1 de Maio a reabertura de lojas de grandes dimensões, centros comerciais e cabeleireiros.

O The Guardian dá conta ainda de um conjunto de países que já dão alguns sinais de abertura mas que só colocarão uma nova fase do plano de desconfinamento em marcha depois desta semana. Em Itália, por exemplo, o sector da manufactura prepara-se regressar ao trabalho no dia 4 de Maio, ao passo que as escolas só deverão reabrir em Setembro.

Na Alemanha, o governo abrandou algumas imposições na semana passada, levando a um aumento da actividade social que preocupou as autoridades. Nesse sentido, as máscaras são obrigatórias em lojas e transportes públicos e não se preveem novas medidas para já.

Na Bélgica, as lojas deverão reabrir a partir de 11 de Maio, seguindo-se as escolas uma semana depois. Há, porém, limitações em termos de número de alunos por sala. Quanto à Suíça, alguns negócios como cabelereiros e floristas já reabriram, mas a próxima fase de desconfinamento está marcada apenas para 11 de Maio, quando as escolas primárias voltarem a funcionar. Também nessa data, deverão reabrir portas as lojas de retalho.

Por outro lado, não se antecipa a suavização de medidas no Reino Unido, Irlanda ou Holanda. Estes três países mantêm o mesmo nível de emergência.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.