Numa transmissão em directo a partir da sua página de Facebook, o Presidente do Brasil Jair Bolsonaro disse que o índio «está a evoluir» e que se assemelha cada vez mais a um ser humano.
«Com toda a certeza, o índio mudou e está está evoluindo. Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós. Temos de fazer com que o índio se integre na sociedade. É isso que queremos aqui», declarou na quinta-feira, enquanto comentava a criação do Conselho da Amazónia.
https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/1025623794472149/
Esta estrutura servirá para «coordenar acções em cada ministério voltadas para a protecção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazónia» e será liderada pelo seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão
Entretanto, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil já informou, através da rede social Twitter, que pretende processar o Presidente brasileiro por racismo.
A @apiboficial entrará na justiça contra Jair Bolsonaro por crime de racismo. Nós, povos indígenas, originários desta terra, exigimos respeito! Bolsonaro mais uma vez rasga a Constituição ao negar nossa existência enquanto seres humanos. É preciso dar um basta à esse perverso!
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 24, 2020
Em Setembro do ano passado, recorde-se que Bolsonaro levou uma apoiante sua indígena – Ysani Kalapalo, de 28 anos – à 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, com o objectivo de provar que os nativos da Amazónia estão com ele. A reacção dos indígenas brasileiros foi de revolta.














