O (grande) impacto de uma presença global

Num mundo cada vez mais interligado e atento à sustentabilidade, o sector florestal português assume um papel estratégico, e a The Navigator Company é um exemplo de como é possível conjugar inovação, crescimento e responsabilidade ambiental.

Executive Digest
Setembro 25, 2025
11:00

Uma das maiores empresas portuguesas, a Navigator é a terceira maior exportadora nacional e a que maior valor acrescenta à economia portuguesa, com forte ligação ao tecido empresarial (70% dos fornecedores são nacionais) e impacto directo e indirecto em cerca de 30 mil pessoas. A empresa emprega quatro mil colaboradores, de 40 nacionalidades, e tem contribuído para o desenvolvimento de vários territórios, sobretudo no interior do país.

No sector florestal, representa 28% das exportações totais e 53% das exportações de papel e pasta, sendo responsável por 2,5% das exportações nacionais. A nível global, é o maior produtor europeu de papel de impressão e escrita, líder mundial no segmento premium e exporta 90% da produção para 134 países, sobretudo na Europa.

Nesta entrevista, Catarina Novais, directora de Marketing da The Navigator Company fala-nos do real impacto da empresa na economia nacional, o papel do sector do eucalipto no desenvolvimento regional do país e a projecção da marca “Portugal” além-fronteiras. Além disso, ficaremos a conhecer os mercados onde a empresa deixa a sua marca, os produtos fazem a diferença e quais os desafios de uma presença global.

Em dez anos, a Navigator transformou-se de uma empresa focada em papel de escritório e pasta de celulose num grupo multiproduto diversificado e global, mantendo como pilares a inovação, sustentabilidade e a competitividade internacional.

Acompanhe esta conversa na íntegra, neste vídeo:

 

 

 

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