“O ecossistema dos family offices está a atravessar uma transformação estrutural que exige maior profissionalização”, diz sócio da Abreu Advogados

A Abreu Advogados juntou investidores, gestores de património e decisores para discutir tendências que estão a transformar a gestão de grandes fortunas e patrimónios familiares.

André Manuel Mendes
Dezembro 10, 2025
9:55

A Abreu Advogados juntou investidores, gestores de património e decisores para discutir tendências que estão a transformar a gestão de grandes fortunas e patrimónios familiares.

Numa iniciativa organizada em parceria com a UBS e a Blackstone, a sociedade de advogados realizou uma roundtable dedicada ao papel dos Family Offices perante um quadro geopolítico global marcado por incerteza e mudanças estruturais.

O encontro sublinhou a importância de abordagens cada vez mais integradas na gestão patrimonial, articulando dimensões jurídicas, fiscais e financeiras num ambiente em rápida transformação.

Nuno Cunha Barnabé, sócio co-coordenador da área de Private Wealth da Abreu Advogados, encerrou a sessão com a intervenção “o ecossistema dos family offices está a atravessar uma transformação estrutural que exige maior profissionalização, transparência e estruturas de governação preparadas para a maior transição geracional de fortunas da história da Humanidade”.

Segundo sublinhou, o desafio é particularmente relevante em Portugal: “a maioria dos patrimónios assenta em negócios familiares, onde a função de Family Office não tem real autonomia face à empresa e frequentemente não existe ainda um plano de sucessão do fundador”.

A discussão contou ainda com contributos de especialistas da UBS e da Blackstone: Maximilian Kunkel, Chief Investment Officer – Global Family and Institutional Wealth da UBS; Tiago Saraiva, Advisory Specialist da UBS; e Mateusz Dudarski, Managing Director e Head of the Product Specialist Group in EMEA da Blackstone.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.