Telecomunicações: Vodafone, Meo e NOS. Qual é a operadora que tem melhor internet?

Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores.

Executive Digest
Agosto 3, 2020
11:31

Em matéria de serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na Área Metropolitana de Lisboa, a qual abarca 18 municípios, o mais recente estudo da Anacom mostra que a cobertura rádio apresentou bom desempenho global.

Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores; enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone.

“O serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas. Em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador”, detalha a Autoridade Nacional de Comunicações.

Nos serviços de dados, registou-se bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados.

Em transferência de ficheiros, registaram-se” bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores”.

O regulador observou ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, com ritmos máximos em torno de 153 Mbps e 62 Mbps e mínimos de 0,2 Mbps e 0,7 Mbps, respetivamente em download e upload.

O serviço de navegação na Internet registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores.

Por seu lado, o serviço youtube video streaming registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores.

A latência de transmissão de dados registou níveis adequados, embora com alguma variabilidade, tendo-se observado ligeiras diferenças entre operadores.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.