A Critical Software, em parceria com a SAAB e o Instituto Superior Técnico, organiza o Space Defence Tech Meet Up, um evento aberto à comunidade com a presença do astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) e Innovation Catalyst da SAAB, Christer Fuglesang. O evento terá lugar no dia 2 de junho, às 15 horas, no Centro de Inovação do Técnico, em Lisboa.
“É para nós uma honra receber o astronauta da ESA Christer Fuglesang em Portugal para esta ocasião. Este evento proporciona uma oportunidade única para a comunidade académica e para os intervenientes da indústria obterem informações de especialistas de renome e participarem em discussões estimulantes sobre a evolução do espaço e o seu impacto na defesa”, afirma Rodrigo Pascoal, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Critical Software.
O Space Defence Tech Meet Up contará com uma mesa-redonda com convidados dos setores do Espaço, Defesa, Tecnologia e Academia. Para além de Christer Fuglesang, o evento contará com oradores como o Coronel Pedro Costa da Força Aérea Portuguesa, Diogo Amorim da Critical Software e Joana Mendonça do Instituto Superior Técnico. O objetivo do evento é explorar a forma como o espaço evoluiu de um empreendimento científico e de exploração do espaço humano para um domínio de defesa, através da promoção de novas capacidades soberanas e tecnologias facilitadoras.
O evento é aberto ao público, não sendo necessário qualquer registo para participar pessoalmente. Será também transmitido em direto na página de LinkedIn da Critical Software, permitindo a participação online de um público mais vasto. O Centro de Inovação do Técnico será o anfitrião do evento, garantindo uma experiência envolvente e interativa para todos os participantes.
Com mais de duas décadas de experiência no setor tecnológico, e com uma forte experiência em múltiplos setores em rápida expansão, a Critical Software começou o seu percurso com uma parceria com a NASA e o reconhecimento por parte da Agência Espacial Europeia, com quem acabaram por colaborar em missões como a Solar Orbiter, focada no motor do sistema solar, o sol. Mais recentemente, em 2025, a Critical Software anunciou a parceria com a empresa americana Turion Space, reforçando o seu posicionamento estratégico junto de organizações internacionais inseridas na economia do espaço, contribuindo com o desenvolvimento de soluções na área da imagiologia fora do Planeta Terra. Assim, o setor espacial e a new space economy continuam a representar focos estratégicos perfeitamente alinhados com a missão da tecnológica de contribuir para um mundo mais seguro através do desenvolvimento de software crítico.














