A comissão de vencimentos do Banco de Portugal (BdP) decidiu avançar com dois estudos para analisar as remunerações da administração do supervisor financeiro. A decisão surge após a primeira reunião deste órgão em dez anos, realizada na segunda-feira, por iniciativa do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
O objetivo não passa para já por reduzir os salários do governador, vice-governadores e administradores, mas sim compreender se os valores praticados estão alinhados com os restantes bancos centrais da zona euro e se há assimetrias dentro da própria instituição, revela o ‘Negócios’.
Um dos estudos fará uma comparação entre os vencimentos da administração do BdP e os pagos por outros bancos centrais da moeda única. Paralelamente, será feita uma análise interna para avaliar a relação entre os salários dos administradores e os restantes trabalhadores do banco.
O calendário para a realização destes estudos ainda não está definido, estando prevista a adjudicação dos trabalhos a uma consultora.














