Rússia ameaça Wikipédia com multa após publicação de artigo com “informações falsas” sobre a guerra

O Roskomnadzor disse que iria multar a Wikipedia em até quatro milhões de rublos (cerca de 42 mil euros), por se recusar a excluir informações sobre a guerra na Ucrânia, lançada pelo presidente russo Vladimir Putin. 

Simone Silva
Abril 1, 2022
13:00

O regulador de telecomunicações da Rússia reforçou o seu aviso à Wikipedia em russo, por causa de um artigo que diz conter “informações falsas” sobre a invasão da Ucrânia pelo Kremlin, avança o ‘Newsweek’.

O Roskomnadzor disse que iria multar a Wikipedia em até quatro milhões de rublos (cerca de 43 mil euros), por se recusar a excluir informações sobre a guerra na Ucrânia, lançada pelo presidente russo Vladimir Putin.

Num comunicado à imprensa, o regulador referiu que estava a emitir a multa devido à “falha da Wikipedia em excluir informações ilegais”, que não correspondem à veracidade dos factos.

“A Wikipedia em russo contém informações falsas sobre o assunto de uma operação militar especial das Forças Armadas da Federação Russa na Ucrânia, destinada a desinformar os utilizadores russos”, defende na mesma nota.

O artigo em questão, intitulado “a invasão russa da Ucrânia (2022)”, menciona ferimentos e mortes entre civis ucranianos citando dados da ONU, bem como mortes entre militares russos.

“Como justificação para a invasão, Vladimir Putin afirmou a necessidade de proteger a República Popular de Donetsk, a República Popular de Luhansk e a própria Rússia, e também usou alegações infundadas de que a Ucrânia é um estado neonazista”, afirma o artigo da Wikipedia.

As autoridades russas proibiram a imprensa de chamar a invasão de Putin de “guerra” ou “invasão”. Os meios de comunicação estatais adotam o termo “operação militar especial”.

Putin disse a 24 de fevereiro que queria desarmar a Ucrânia e eliminar a ameaça que representa para a segurança nacional da Rússia, usando os termos “desmilitarização” e “desnazificação”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.