Rendas de habitação crescem ininterruptamente há 15 anos e alcançam níveis históricos

As rendas de habitação em Portugal registaram um aumento de 7,15% em outubro, mantendo uma tendência de crescimento que se prolonga há vários anos.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), este valor representa uma estabilização em relação à subida de 7,18% registada em setembro, mas reforça a continuidade de um ciclo de aumentos ininterruptos desde julho de 2020, alcançando níveis recorde no mercado de arrendamento, revela o ‘Público’.

A variação mensal das rendas também foi positiva, com um aumento de 0,4% em relação ao mês anterior, refletindo a subida contínua do índice de preços das rendas, uma das mais prolongadas desde 2009. Em termos homólogos, todas as regiões do país registaram acréscimos, com destaque para a Madeira, que apresentou o maior aumento, de 7,5%, sublinhando o impacto deste setor no índice de preços no consumidor.

A habitação continua, assim, a ser um dos setores que mais influencia a inflação, que em outubro registou uma variação anual de 2,3%.

Para o próximo ano, o INE estima uma atualização máxima de 2,16% nas rendas em vigor, baseada nos valores da inflação apurados em agosto.






Comentários
Loading...