Refinaria da Galp em Sines vai parar durante dois meses

A refinaria da Galp, em Sines, vai parar durante dois meses, entre outubro e novembro, para uma “manutenção planeada”.

“A paralisação programada deverá durar dois meses, entre outubro e novembro, e a será feita de forma faseada”, disse um porta-voz da Galp à ‘Reuters’.

Esta paragem já tinha sido comunicada aquando da apresentação dos resultados do segundo trimestre da petrolífera.

Com uma capacidade para 226 mil barris por dia, a produção da refinaria de Sines vai afetar a produção da patrolífera. No entanto, no segundo trimestre do ano, a produção de petróleo da Galp foi de 117,1 mil barris por dia, abaixo dos 119,0 mil barris diários do mesmo período de 2022 e dos 120,3 mil barris nos primeiros três meses do ano.

No mesmo período, a margem de refinação da Galp caiu 62% em termos homólogos, enquanto a produção de petróleo baixou 2% no mesmo período.

De acordo com o ‘trading update’ enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em julho, a margem de refinação por barril entre abril e junho de 2023 foi de 7,7 dólares, contra 20,1 dólares no mesmo período de 2022 e 14,3 nos três meses anteriores.

Por sua vez, as matérias-primas processadas recuaram 5% ao ano, mas avançaram 11% cadeia, para o equivalente a 21,7 milhões de barris de petróleo.

Recorde-se que a Galp obteve resultados líquidos de 508 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 21% que no mesmo período de 2022.

Ler Mais