Quer provar vinhos únicos e aprender com especialistas? Essência do Vinho abre portas a partir de hoje e brinda aos 25 anos
De 9 a 11 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa volta a receber o evento Essência do Vinho – Lisboa, que celebra este ano o seu 25.º aniversário. O evento contará com a presença de grandes nomes do setor, incluindo produtores nacionais e internacionais, e reservou o último dia exclusivamente para profissionais.
“Celebramos 25 anos de um evento que, em 2017, decidimos reposicionar, integrando no circuito da principal experiência de vinho em Portugal, apostando na internacionalização e no rejuvenescimento de públicos, com uma maior proximidade aos profissionais, reservando-lhes o dia de segunda-feira. Trabalhamos para que cada edição seja diferenciadora, dando palco a emblemáticos produtores e embaixadores, mas também revelando novos protagonistas, e tendências“, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos e da Essência Company.
A programação, disponível em essenciadovinho.com/eventos-lisboa, inclui provas livres de vinhos nacionais e internacionais, além do espaço “Mundo Natural”, focado em vinhos de intervenção minimalista. Masterclasses, conversas com sommeliers e opções gastronómicas nas “Food Boxes” complementam a oferta. No sábado e domingo, dias 9 e 10 de novembro, o evento é aberto ao público em geral, enquanto segunda-feira, dia 11, é reservada para profissionais.
O primeiro dia aberto ao público (sábado, 9 de novembro) apresenta provas como “Avesso e Loureiro: grandes castas, grandes vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, que destaca o potencial de envelhecimento destas castas; e “Stag’s Leap: um ícone da Califórnia”, com exemplares de Napa Valley que refletem a excelência do Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Ainda, haverá a prova “Niepoort apresenta maison Ayala”, dedicada aos champanhes da maison francesa.
No domingo, os visitantes poderão explorar vinhos regionais, como “Beira Interior: o admirável perfil das vinhas de altitude”, além de “Alvarinhos de Monção e Melgaço” e “Os diferentes terroirs de Arinto dos Vinhos Lisboa”. A diversidade de vinhos e produtos mineiros do Brasil estará em evidência, desde a cachaça aos queijos de Minas Gerais, numa prova que encerra o segundo dia.
Segunda-feira, dia 11, está dedicada aos profissionais, com provas que realçam a diversidade das castas portuguesas e novas abordagens à viticultura. Entre os destaques estão “Dão: clássicos e novos protagonistas”, “Tejo: a camaleónica Fernão Pires” e “Principal: vertical de um grande Bairrada”. Às 17h, a prova “Foradori e Filipa Pato: duas experiências de biodinâmica” oferece um olhar sobre práticas sustentáveis, seguidas por “Quinta de Pancas Special Selection” e a “Van Zeller Wine Collection”, com rótulos de topo que celebram terroirs de exceção.
O evento decorre no Centro de Congressos de Lisboa, aberto ao público nos dias 9 e 10 de novembro, das 15h às 21h, e em exclusivo para profissionais no dia 11, das 11h às 18h.