Quer poupar até 500 euros por ano em combustível? Especialistas revelam truques

Há soluções que podem permitir-lhe poupar até 500 euros por ano em combustível… isto se conduzir com eficiência. De acordo com a DGT (‘Dirección General de Tráfico’), de Espanha, entre 30 e 50% do consumo de um veículo depende da forma como é conduzido e não tanto pelo tipo de motor disponível. Além da poupança, pode também conseguir reduzir o nível de emissões do seu veículo e prolongar a sua vida útil.

Os motores atuais permitem – ou respondem muito bem – conduzir em mudanças altas em rotações muito baixas, com o motor muito aliviado e um consumo a ‘roçar’ o mínimo. Não é necessário colocar o pé no acelerador, exceto talvez se estiver numa ladeira íngreme. Assim, de acordo com os especialistas espanhóis, antes de chegar aos 50 km/h já deve ter engatado a quarta ou quinta mudança.

A DGT recomendou uma condução a uma velocidade constante, sem aumentar ou diminuir a mudança, mantendo uma distância segura. Assim, o motor não precisa de se atualizar, acelerando continuadamente. Se tiver de acelerar, deve fazê-lo de forma progressiva, com as mudanças a serem mudadas no momento certo para aproveitar o melhor desempenho do motor.

Outra sugestão: ter o ar condicionado ligado sem necessidade significa um aumento do consumo entre 10 e 20%. Por isso, é importante utilizá-lo quando necessário e com as janelas fechadas. Qualquer coisa que implique quebrar a aerodinâmica de um veículo está associada a um consumo mais elevado.

Em viagem, atenção à forma como dispõe as suas bagagens: não é raro ver-se carros na estrada com o tejadilho carregado – é aconselhável utilizar um porta-malas fechado ou caixa de arrumação que tenha um formato aerodinâmico.

Os pneus também dão o seu contributo para a poupança prevista: por isso, garanta que mantém a pressão adequada dos pneus, levando em consideração a carga transportada pelo carro: de acordo com a ‘RACE’, conduzir com uma pressão 0,5 bar inferior à recomendada pelo fabricante faz aumentar o consumo em 2% nas zonas urbanas e 4% nas zonas interurbanas.

De acordo com os especialistas, nenhum dos conselhos acima mencionados vai funcionar se não realizar a manutenção adequada do veículo ou se não fizer a revisão anual.

Ler Mais





Comentários
Loading...