A Opel prepara-se para digitalizar a sua gama de produtos com as denominações de modelos, dos motores e emblemas dos futuros modelos da Opel a serem substituídos por códigos iQR. A marca alemã explica que enquando os sistemas de infoentretenimento de todos os modelos, desde o Corsa ao Zafira Life, “já permitem uma conexão fluída dos condutores e passageiros ao mundo digital, agora essa ligação vai estender-se e passar a ser também mais fácil para os outros utilizadores da via, inclusivamente para os peões, permitindo-lhes comunicar com os ocupantes dos veículos”.
Para este processo de digitalização, a Opel adaptou a tecnologia dos ‘QR Codes’ à presente realidade, atribuindo, igualmente, uma nova denominação ao seu laboratório de ‘design’. Segundo a marca, as configurações de códigos iQR de Rüsselsheim podem adotar qualquer formato, tal como o logótipo do lendário Manta, o qual pode ser visto na sua forma digital no recém-anunciado Opel Manta GSe ElektroMOD. Neste caso, o Manta serviu de base ao trabalho-piloto dos ‘designers” gráficos da Opel e dos programadores informáticos, que transformaram o tradicional logótipo em forma de relâmpago num ‘design’ de código iQR.
“Escrever o código para o logótipo do Manta GSe ElektroMOD foi uma experiência única. Remodelar a forma quadrada convencional dos ‘QR Codes’ para a forma de um relâmpago, preservando, ao mesmo tempo, o movimento natural de uma manta a nadar numa animação digital, foi o que eu chamo de um verdadeiro desafio. Termos conseguido atingir esta visão futurística é absolutamente sensacional”, disse Hara Masahiro Junior II, diretor de Design Gráfico de Códigos iQR da Opel e descendente do famoso inventor do primeiro ‘QR Code’.
No futuro, a marca vai criar um design único de códigos iQR para cada novo modelo da sua gama. A próxima geração do Astra, a ser apresentada no final deste ano, vai dar início ao processo.
Esta nova tecnologia da Opel abre novas possibilidades de comunicação, “mais acessíveis e mais humanizadas”, diz a marca. Os restantes utilizadores da via podem simplesmente ler o código nos modelos da Opel recorrendo aos seus smartphones e contactar o condutor. Assim, mensagens de texto, de voz e visuais irão passar a ser transmitidas sem esforço para o sistema de infoentretenimento do veículo, por exemplo, numa situação em que se pretende dar passagem ao outro veículo.
A Opel acrescenta que este design de códigos iQR pode mesmo tornar-se numa ferramenta multifuncional virtual, que poderá ser utilizada na realização de todos os processos inerentes à utilização de um automóvel. Por exemplo, informações de pagamento podem ser armazenadas no código iQR, o que permitirá a uma oficina de reparação autorizada, simplesmente, ler o código para poder fazer o débito do valor das reparações do veículo diretamente na conta bancária do proprietário do veículo, processo que até pode realizar-se com criptomoedas.














