Projeto europeu liderado pelo INESC TEC tem 3 milhões de euros para tornar indústrias mais sustentáveis
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) lidera um projeto europeu que tem 3,3 milhões de euros para apoiar inovações sociais que potenciem a circularidade das cadeiras de valor e a redução da pegada de carbono da indústria.
O SoTecIn Factory – Social and Technological innovation Factory for low carbon and circular industrial value chains arrancou em junho deste ano e contribui para a implementação do Plano de Ação da Economia Circular da União Europeia. Através dele as empresas são estimuladas a criar novas soluções com impacto social e ambiental nas áreas da eletrónica e tecnologias de informação e comunicação, baterias e veículos, embalagens, plásticos, têxteis, construção e edifícios, alimentos, água e nutrientes.
“O SoTecIn Factory apoiará, com recursos financeiros e de capacitação, ideias de inovação social com o objetivo de criar alternativas para cadeias de valor mais circulares. Como resultado, as empresas terão produtos mais duradouros que possam ser reparados, reciclados e reutilizados”, explica Gustavo Dalmarco, coordenador do projeto e investigador no INESC TEC.
O projeto tem a duração de 36 meses e irá juntar vários setores da indústria, por meio de vários mashups e workshops e identificar os seus desafios, numa área geográfica que inclui mais de 20 países da Europa.
No final, serão selecionados 50 inovadores sociais europeus (entre investigadores, PME’s e start-ups), que vão receber 15 mil euros para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com impacto social. Para além do financiamento, irão usufruir de acompanhamento por mentores, ações de capacitação com contribuições científicas para a implementação das suas soluções e conceção de modelos de negócio.