Projeto da Nova SBE, BPI e Fundação “la Caixa” facilita acesso a informação sobre o setor social em Portugal

A Base de Dados Social, um projeto inovador no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, lançou recentemente uma nova funcionalidade – a opção de Download. Esta ferramenta permite o acesso a dados detalhados sobre mais de 18.000 organizações sociais em Portugal, diretamente a partir da página de Estatísticas da plataforma.

Desenvolvido numa parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, o projeto disponibiliza 10 variáveis sobre cada organização. Entre as informações acessíveis estão o Nome, NIF, Distrito, Concelho, Formato Legal, Estatuto Legal, Área de Atuação Principal, Outras Áreas de Atuação, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Principal e Outros ODS. Esta estrutura foi projetada para facilitar a análise, incentivar estudos e promover colaborações no ecossistema social.

“Esta nova funcionalidade reflete o nosso compromisso em tornar a informação sobre o setor social mais transparente e acessível, capacitando um maior número de pessoas e organizações a compreender, analisar e contribuir ativamente para o fortalecimento e o desenvolvimento de iniciativas de impacto social em Portugal.”, refere Cátia Cohen, Gestora do Projeto no Nova SBE Data Science Knowledge Center.

Considerada a maior plataforma de dados abertos do ecossistema de impacto social português, a Base de Dados Social conta com mais de 18.000 organizações registadas. Destas, mais de 450 já gerem os seus dados diretamente na plataforma, promovendo a transparência no setor.

Além disso, a Base de Dados Social fornece informações abrangentes sobre as organizações da economia social portuguesa, incluindo áreas de atividade, objetivos de desenvolvimento sustentável, número de colaboradores, associados e voluntários, bem como dados sobre atividades, recursos financeiros e enquadramento legal. O objetivo é capacitar investidores sociais, empresas, voluntários e decisores a tomarem ações mais informadas e eficazes.