Programa intensivo do ISEG e Nova SBE já formou 100 dirigentes e gestores

Coordenado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e desenvolvido pelo ISEG e pela Nova SBE, o primeiro programa intensivo de Inovação e Cultura criado de raiz para a Justiça já formou uma centena de dirigentes e gestores de projeto, de 18 organismos e entidades.

O LAB Justiça tem como objetivo reforçar as competências dos recursos humanos da Justiça, nas áreas da gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança.

Depois desta primeira edição, o programa será alargado ainda este ano a outros trabalhadores da esfera da justiça, com diferentes perfis e necessidades, e noutras regiões do país, em articulação com os programas transversais de competências para a inovação pública.

De acordo com as entidades organizadoras, os participantes salientaram a importância dos conhecimentos adquiridos e, sobretudo, da partilha de boas práticas, identificação de problemas comuns e alinhamento de estratégias entre as diferentes áreas da Justiça.

Participaram na primeira edição, dirigentes e gestores de projeto do IGFEJ, IRN, DGPJ, PJ, CEJ, DGRSP, IGSJ, DGAJ, SGMJ, INMLCF, INPI, eBUPi, CAAJ, CPVC, assim como do Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior dos TAF, Procuradoria-Geral da República e Conselho de Julgados de Paz.

“Esta iniciativa integra uma intervenção mais ampla em matéria de capacitação e valorização dos quadros da Justiça, que passa também pela abertura de um novo polo do Centro de Estudos Judiciários em Vila do Conde, e pelo reforço dos recursos humanos, com a aprovação de Planos de Recrutamento Plurianual para a Polícia Judiciária (PJ) e para o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), e a abertura de concursos para a integração oficiais de justiça, médicos especialistas em medicina legal e guardas prisionais”, explicam em comunicado.