Primeira moeda desenhada por Inteligência Artificial entra hoje em circulação em Portugal

“A revolução da IA chegou às moedas físicas”. É hoje apresentada pela Casa da Moeda a primeira moeda do mundo desenhada por Inteligência Artificial.

Este projeto resultou de uma parceria com o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. Esta moeda com o valor facial de 10 euros é “uma obra que une o biológico e o digital, com uma face criada pela IA para humanos e outra desenhada por humanos para máquinas”, escreve a Casa da Moeda.

No total, foram geradas mais de 43 milhões de imagens, posteriormente reduzidas através de um processo de curadoria para limitar o número de designs criados até chegar ao resultado final, o reverso da moeda. O anverso foi desenhado pelos investigadores que se inspiraram na ideia do armazenamento em disco, para codificar as instruções que geram a imagem criada pela IA.

“A face criada pela IA é uma expressão matemática visualizada em seis setores circulares e três camadas estilísticas distintas. Do liso à abstração, até às linhas binárias concêntricas. Já a face humana é uma série de arcos concêntricos codificando essa expressão matemática”, refere a Casa da Moeda.