Os saldos valem mesmo a pena? Só 1 em cada 5 comerciantes baixou os preços nas promoções de inverno

A época de saldos é uma das principais alturas do ano em que os portugueses aproveitam para realizar compras, aproveitando as baixas de preços dos comerciantes. Mas vale realmente a pena?

De acordo com os dados da fintech Eupago, só 23% dos comerciantes portugueses decidiu fazer reduções dos seus produtos.

O inquérito mostra que a perceção dos comerciantes (72%) é de que o mês de janeiro é fraco para as vendas, apesar das boas expectativas para 2024 e dos sinais de retoma no consumo – depois de dois anos marcados pelo peso da inflação.

Cerca de 83% admitiu mesmo que em janeiro de 2023 não registou qualquer aumento da faturação.

De acordo com a Eupago, isto deve-se ao facto de os comerciantes quererem preservar as margens de lucro, face ao atual cenário de incerteza económica e política. Ainda assim, para aqueles que preveem um crescimento nas vendas durante esta época de saldos, a grande maioria (85,7%) reconhece que esse aumento não ultrapassará os 25% e apenas uma pequena percentagem (7,1%) antecipa um crescimento muito significativo, superior a 80%.

“Apesar da desaceleração da inflação ser positiva para as expectativas do comércio, sublinho a atuação cautelosa dos comerciantes no que toca à sua política de preços, ainda que seja um ano desafiador, principalmente no que toca à incerteza política deste momento, as projeções iniciais apontam para um ano que trará um novo impulso ao consumo”, afirma Telmo Santos, Co-CEO da Eupago.