Dezassete bebés terão desenvolvido Síndrome do Lobisomen depois de depois de terem tomado Omeprazol. Os casos, detectados em Espanha, foram denunciados pela Agência do Medicamento espanhola ao “El País”.
O primeiro alerta ocorreu a 11 de Julho. Os bebés contaminados começaram a desenvolver síntomas após a toma de um medicamento usado por quem sofre de refluxo gastroesofágico, avança a mesma publicação.
As análises ao fármaco revelaram que continha minoxidil na sua composição, uma droga utilizada para estimular o crescimento de cabelo em pessoas com alopécia. Os medicamentos foram vendidos pela empresa Farma-Quimica Sur SL, sediada em Málaga, que alega ter importado o produto da índia.
A Agência do Medicamento espanhola crê que terão sido vendidos mais de 50 lotes contaminados a, pelo menos, 30 farmácias do país vizinho e emitiu um alerta aos pais que administraram o medicamento aos filhos nos últimos meses. Os progenitores que notem crescimento excessivo de cabelo em zonas onde este não existe habitualmente devem dirigir-se a uma farmácia para comprovarem que o lote utilizado não estaria contaminado.
Entretanto, fonte oficial do Infarmed confirmou ao “Correio da Manhã” que já tinha conhecimento dos casos, mas nega a existência de medicamentos deste fabricante em Portugal.














