O fim de uma era: Quem é Greg Abel, o novo líder da Berkshire Hathaway que vai suceder a Warren Buffet?

Na última reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, o multimilionário de 94 anos, fez um anúncio histórico, passando o comando da gigante dos investimentos a Greg Abel.

Executive Digest
Maio 5, 2025
19:11

Na última reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, o multimilionário de 94 anos, fez um anúncio histórico, passando o comando da gigante dos investimentos a Greg Abel.

Greg Abel, de 62 anos, ocupa o cargo de vice-presidente das empresas não seguradoras da Berkshire desde 2018, supervisionando 189 negócios operacionais, incluindo a ferrovia BNSF, a gigante de energia Berkshire Hathaway Energy, marcas de consumo como Fruit of the Loom, entre outros. A sua ascensão na empresa foi gradual e, em 2018, a nomeação para o cargo de vice-presidente consolidou a sua posição como sucessor direto de Buffett.

Nascido em Edmonton, Canadá, o executivo ingressou na Berkshire em 2000, após a aquisição da MidAmerican Energy, onde era presidente. A sua vasta experiência em liderar operações, além de seu perfil discreto e focado na gestão empresarial, foram fatores decisivos para sua escolha. Warren Buffett, em 2021, já havia confirmado que Greg Abel era quem assumiria a liderança da Berkshire caso algo acontecesse com ele, revela o ‘InfoMoney’.

Entre as qualidades que o destacam, está sua expertise operacional e a habilidade de tomar decisões estratégicas. Durante a sua gestão, ele ajudou a transformar a MidAmerican Energy num gigante do setor energético.

Greg Abel é visto como alguém que preservará a cultura da Berkshire, um ponto destacado por Charles T. Munger, vice-presidente da empresa, que afirmou em 2021 que “Greg manterá a cultura”. Esse alinhamento com os princípios de Buffett é considerado crucial para a continuidade do sucesso da Berkshire.

Ao contrário de Buffett, cujo renome é associado aos investimentos de sucesso, Abel tem um perfil mais voltado para a administração e operação de empresas. O desafio que enfrentará será liderar um conglomerado de negócios desconectados e com mais de 392 mil funcionários, e isso exigirá uma gestão cuidadosa dos recursos e aquisições estratégicas.

A mudança de liderança na Berkshire Hathaway marca o fim de uma era com Buffett, mas também abre um novo capítulo sob a direção de Greg Abel, cuja gestão será determinante para o futuro da gigante dos negócios.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.