“O design dos escritórios do futuro deve estar alinhado com os objetivos da empresa e o desenvolvimento das pessoas”, diz Alejandro Romero

O mercado português continua a ser uma pista de aterragem para diversas multinacionais, que procuram em Portugal a atração dos melhores talentos, e procurar a atratividade nas suas organizações.

Em entrevista à Executive Digest, Alejandro Romero, CEO Global da LLYC, em visita a Portugal, adiantou os projetos para o mercado português e a importância da aposta nos escritórios do futuro.

 

A LLYC continuará a apostar e investir em Portugal. Qual é a importância deste mercado para o universo da LLYC?

Portugal é um mercado muito importante para a LLYC. Temos vindo a investir neste mercado ao longo de vários anos e planeamos continuar a fazê-lo no futuro. Os números de negócios gerados pelo nosso escritório em Lisboa são muito bons. Esperamos que as receitas operacionais e o EBITDA cresçam a dois dígitos este ano. Até agora, os resultados que temos indicam que vamos cumprir os nossos objetivos. Acredito que estes são números para nos deixar muito satisfeitos, embora também aumentem o nosso nível de exigência. Eles nos convidam a não baixar a guarda. Sem dúvida, o trabalho que a Marlene Gaspar está a fazer como diretora-geral – assim como Tiago Vidal o fez antes – é extraordinário. O nosso foco está nos nossos clientes e na capacidade de integrar uma oferta completa que gere resultados para os negócios dos nossos clientes.

 

Quais são os investimentos e planos previstos para a atividade da empresa em Portugal?

Queremos que a LLYC continue a ganhar relevância em Portugal. Já somos um jogador importante na consultoria de comunicação, marketing, assuntos públicos e na área digital no país. A ideia é fortalecer essa posição e aproveitar todas as oportunidades disponíveis, tanto do ponto de vista orgânico quanto inorgânico. A nossa vocação é continuar a oferecer oportunidades de crescimento profissional a todos os nossos colaboradores.

 

A empresa planeia abrir novos escritórios no país? Quais devem ser as características de um escritório do futuro?

Neste momento, temos clientes de norte a sul do país, todos geridos a partir do escritório de Lisboa. A digitalização oferece-nos oportunidades de trabalho para além das fronteiras geográficas, permitindo-nos identificar onde temos os melhores profissionais com mais experiência de acordo com os desafios dos nossos clientes.

Para a LLYC, o design dos escritórios do futuro deve estar alinhado com os objetivos da empresa e o desenvolvimento das pessoas e das equipas. Acreditamos em escritórios que promovam a criatividade, a interação entre as equipas, o trabalho colaborativo e a inovação. Devem permitir, ao mesmo tempo, a contribuição individual. Portanto, são espaços abertos, com grandes áreas comuns para trocar ideias, realizar reuniões de equipa e partilhar. Além disso, devem incluir salas de uso compartilhado ou individuais que nos permitam, através da tecnologia, comunicar com colegas de qualquer escritório.

Dentro destes espaços, deve haver também espaço para a tecnologia, que nos ajuda a ser mais eficientes nos processos e na comunicação. O mais importante é ter espaços flexíveis que se adaptem às necessidades de cada momento empresarial. A chave está na inovação e na capacidade de co-criação conjunta.

 

Qual é a oferta que pretendem proporcionar aos colaboradores com estes espaços?

Queremos proporcionar aos colaboradores espaços onde possam partilhar, conhecer-se, fomentar a sua criatividade e ter todas as condições necessárias para o desenvolvimento da sua atividade profissional, uma grande capacidade de ligação e interação com as outras equipas da LLYC. Queremos promover a utilização destes espaços para além do trabalho individual que já pode ser feito remotamente.

 

No que diz respeito aos recursos humanos, como avaliam a atração e retenção de talento em Portugal?

Na LLYC, acreditamos firmemente no talento e promovemos o crescimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. No Plano Estratégico 2023-2025, propomos uma gestão integral dos funcionários, colocando os “LLYCERs” sempre no centro das nossas decisões e pensando neles ao longo da sua jornada na empresa desde antes de se juntarem a nós. Dividimos esta jornada em momentos-chave e trabalhamos em cada um deles para garantir que vivam e sintam a melhor experiência possível.

O valor diferencial da LLYC em relação aos seus profissionais é o impulso das suas carreiras através da promoção interna até cargos de liderança. No nosso escritório em Portugal, encontramos muitos exemplos de crescimento interno, acompanhados a todo momento por políticas de compensação baseadas no crescimento profissional, tendo em conta as contribuições individuais de cada funcionário.

Em 2022 e 2023, implementámos a modalidade de trabalho “Fórmula LLYC”. Esta iniciativa não só promove o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, uma vez que 99% dos colaboradores têm uma forma de trabalho híbrida, mas também visa ser mais eficiente no trabalho e promover as relações interpessoais, reunindo as equipas no escritório durante alguns dias por semana e permitindo o trabalho remoto nos restantes.

Em 2022, lançámos o programa “Challengers”, uma iniciativa revolucionária destinada a impulsionar a carreira dos nossos colaboradores mais juniores na LLYC. O nosso objetivo é fornecer-lhes todas as ferramentas, oportunidades e apoio necessários para que possam crescer e desenvolver-se na LLYC. O programa tem como objetivo atrair, reter e desenvolver o melhor talento para prepará-los como futuros consultores. É um modelo de desenvolvimento profissional inovador em que melhoramos a experiência dos nossos profissionais e aceleramos a carreira de jovens talentos, consultores juniores e consultores, oferecendo medidas personalizadas de acordo com as suas necessidades e disponibilizando ferramentas e recursos para ajudá-los a crescer e atingir os seus objetivos.

 

Que análise fazem dos resultados financeiros recentes da empresa?

Os resultados financeiros recentes da empresa são muito positivos. No primeiro semestre, os rendimentos operacionais e totais aumentaram 12% (39,9 e 48,7 milhões de euros, respetivamente) e o EBITDA recorrente melhorou 9%, atingindo os 8,8 milhões de euros. O lucro aumentou para 4,5 milhões de euros, o que representa um crescimento de 13,4% em relação ao mesmo período de 2022. Ou seja, estamos a crescer a dois dígitos, apesar do ambiente incerto em que nos encontramos. As cifras até junho estão em linha com o previsto. Após seis meses, a LLYC já atingiu 50% do objetivo de rendimentos e EBITDA previsto para todo o exercício. O nosso crescimento orgânico está muito acima do relatado por empresas do setor, impulsionado pelas operações de maior impacto no grupo devido ao seu volume: Madrid, São Paulo e México. Possuímos um balanço sólido e uma abordagem financeira prudente.

Gostaria de destacar vários marcos que alcançámos neste primeiro semestre. Em primeiro lugar, a mais recente integração da BAM by LLYC em San Diego, que permitiu triplicar o nosso tamanho nos Estados Unidos. Em segundo lugar, o impulso da unidade de Deep Digital, que abrange todos os serviços de marketing digital (criatividade, performance e paid media) e as soluções baseadas na transformação e inteligência digital. A unidade melhorou os seus rendimentos em 25% até junho. Estou muito satisfeito. Estamos a tornar-nos uma empresa cada vez mais forte e diversificada, que aposta na inovação e na criatividade, transformando o nosso modelo de negócios. Queremos que a LLYC continue a ser uma referência para apoiar o crescimento dos nossos clientes e profissionais.

 

Que novas áreas foram integradas na empresa e qual é a estratégia adotada para o futuro?

O crescimento faz parte do ADN da LLYC. O plano estratégico que aprovámos para 2023-2025 propõe praticamente duplicar a empresa novamente, tornando-a, nesse momento, numa empresa com 130 milhões de euros em rendimentos operacionais e quase 2.000 profissionais. O crescimento nas soluções de marketing e a completa integração de serviços de Deep Digital (aprendizado profundo, IA, influência digital, marketing de entrada, etc.) serão fundamentais para esse crescimento. Além disso, vamos impulsionar toda a área de Health. Continuamos a investir significativamente na melhoria das nossas capacidades em I+D+i. Além disso, está previsto um investimento de 40 milhões de euros no período para efetuar novas aquisições. O foco está nos mercados-chave, como os Estados Unidos ou Bruxelas, onde a exigência dos nossos clientes por inteligência e influência continua a crescer.

Estou convencido de que o futuro é promissor para a LLYC. Incorporámos a tecnologia e a criatividade nos nossos projetos. A nossa maior força é ter uma equipa que combina uma vasta experiência com um desejo contínuo de inovar na forma de trabalhar, sem deixar de recrutar constantemente novo talento jovem. Estamos num setor que desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios dos clientes. A comunicação e o marketing são fundamentais no mundo atual. Precisamos de comunicar, influenciar e persuadir.

Ler Mais





Comentários
Loading...