Novo Nissan Juke estreia plataforma da aliança Renault-Nissan
O próximo Nissan Juke será o primeiro modelo a ser construído na plataforma CMF-B da aliança Renault-Nissan, dedicada à produção de automóveis de pequena dimensão, na fábrica de Sunderland, em Inglaterra, segundo a Nissan.
Com mais tecnologia incluída, o próximo Juke terá visão alargada do exterior através de câmaras e alerta de permanência na faixa de rodagem e ainda um interior e performance melhorados.
A aliança franco-nipónica criou uma gama de plataformas, denominada Common Module Familia (CMF), sendo que uma das versões desta gama já é utilizada na produção dos modelos Nissan Qashqai e X-Trail e Renault Espace e Kadjar, e sendo estes construídos na plataforma CMF-C/D. Já a plataforma CMF-A é utilizada para produzir o Renault Kwid, direcionado para o mercado indiano. Já o próximo Nissan Micra será construído na mesma plataforma que o Juke.
Ainda não é conhecida qual a data de lançamento da próxima geração do SUV compacto Juke. Este modelo de design arrojado tem lutado para encontrar um lugar no mercado europeu e global, tendo sido ultrapassado por modelos como o Renault Captur ou o Peugeot 2008 nos últimos tempos.
Em Portugal, o SUV de menores dimensões mais comercializado no mês de julho foi o Renault Captur, mês em que foram comercializadas 466 unidades, representando 7,85% do segmento em que se insere, segundo a ACAP. O segundo mais vendido foi o Peugeot 2008, com 288 unidades vendidas, com uma quota dentro do segmento de 5%. O terceiro mais vendido é o Nissan Juke que regista o maior aumento em relação ao período homólogo no ano anterior, com 145 unidades vendidas, que se traduzem num crescimento de 49,48% no mercado e uma presença de 2,52% no segmento.