Já chegou o novo Microsoft Edge baseado no Chromium
Foi há um ano que a Microsoft surpreendeu o mundo tecnológico com o anúncio de que ia lançar um novo browser Web, baseado no motor open source Chromium, exactamente o mesmo que impulsiona o Google Chrome.
Agora, o Microsoft Edge está já disponível para download para Windows 8, 10 e também para Mac. E as primeiras impressões e críticas divulgadas não podiam ser melhores.
Desempenho melhorado
A maior parte dos utilizadores optava pelo Google Chrome por este ser uma opção leve e rápida. O novo Edge é um dos browsers mais rápidos e esse, só por si, é um bom argumento para o instalar.
Interface simples
Com toda a certeza passa metade do seu dia a navegar por menus, a clicar em botões e a fazer scroll. No Edge todos os menus são simples e por isso intuitivos, além de que todos os elementos necessários para navegação estão bem à vista do utilizador. Tal como acontece no Chrome, com um clique num botão, o menu oferece dicas visuais para indicar as funções disponíveis no browser.
Personalizar a experiência
Assim que fizer o download, o novo Edge importa todas as suas configurações de navegação. Mas é possível personalizar ainda mais a experiência. O novo browser da Microsoft disponibiliza alguns temas – Focused, Inspirational e Informational –, com os quais pode personalizar a forma de visualização. Com o Focused visualiza os links principais e uma barra de pesquisa; já o Inspirational oferece-lhe, diariamente, uma nova imagem de fundo enquanto o Informational disponibiliza um feed de notícias personalizado.
Ainda que os especialistas afirmem que o novo Edge tem ainda margem para melhorar, as primeiras impressões e comentários têm sido positivos, sobretudo pela rapidez do browser.