O tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, atual segundo comandante da GNR, foi nomeado pelo Governo para o cargo de comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, revelou no passado dia 17 o Ministério da Administração Interna – no entanto, o novo responsável acaba por ser o ‘cunhado’ de José Sócrates.
José Santos Correia é o irmão mais velho de Lígia Correia, namorada do antigo primeiro-ministro, que assumiu funções de assessoria em gabinetes no seu Executivo, revelou a revista ‘Sábado’ – o tenente-general, que tomou posse esta semana, era até agora o número dois na hierarquia da GNR e vai iniciar um mandado que pode ser de apenas dez meses, uma vez que atinge o limite de idade para o cargo em setembro. Deverá ser o último oficial do Exército à frente da GNR.
Na cerimónia de tomada de posse, o tenente-general José Santos Correia não se pronunciou sobre os casos de racismo na PSP denunciados pela comunicação social mas deu a garantia que os militares da GNR são formados no respeito pela diferença e direitos humanos.
“A Guarda, com mais de 220 anos de história, continuará sempre atenta às sucessivas transformações sociais”, explicou, apontando a existência de cursos que incluem conteúdos sobre direitos, liberdades e garantias e respeito pelas diferenças, direitos de cidadania que abordam a temática dos direitos humanos, multiculturalidade, proibição de práticas discriminatórias e resolução de conflitos de forma pacífica.














