Nova SBE e NOVA Medical School unem forças com universidade norte-americana para apoiarem empreendedores na área da saúde 

A Nova SBE (Nova School of Business and Economics) e a NOVA Medical School estabelecem um acordo com a Carnegie Mellon University, no âmbito do Programa CMU Portugal apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para ajudarem empreendedores, startups e pequenas empresas a expandirem as suas operações e a levar os seus projetos ao máximo do seu potencial.

A assinatura do acordo tem lugar esta terça-feira, pelas 14 horas, na NOVA Medical School.

O CMU Portugal Patient Innovation Accelerator é um programa de aceleração atualmente em execução e financiado pelo EIT Health, organizado em Lisboa, Barcelona e Copenhaga e coordenado pela Nova SBE e NOVA Medical School, em parceria com a Copenhagen Business School, o IESE Business School, o BioCat e a Associação Patient Innovation.

Este tem como objetivo apoiar doentes e cuidadores informais na implementação e ampliação de soluções inovadoras desenvolvidas para enfrentar os seus próprios desafios de saúde.

Através do protocolo CMU Portugal Patient Innovation Accelerator, a edição de 2024 do Patient Innovation Bootcamp será realizado em parceria com a CMU Portugal.

Após o bootcamp, as startups participantes avançarão para uma fase de aceleração adicional, na qual recebem apoio para expandir e desenvolver os seus negócios na Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA. Nesta fase, em colaboração com o Programa CMU Portugal, realizam uma variedade de atividades, incluindo workshops, suporte ao desenvolvimento de produtos, mentorias, networking, apresentações para investidores, expansão para o mercado americano, parcerias corporativas e estratégias de sustentabilidade.

A primeira iniciativa decorrente deste protocolo de colaboração entre as entidades será a participação doCMU Portugal na celebração do segundo aniversário do Haddad Entrepreneurship Institute na Nova SBE, dia 10 de abril de 2024, às 17h00.

“Estamos muitos satisfeitos com o acordo com Carnegie Mellon Portugal e com a possibilidade do Swartz Center for Entrepreneurship da Carnegie Mellon University ajudar os nossos alunos e os nossos empreendedores a desenvolverem as suas inovações e, eventualmente, ajudar as suas start-ups a entrarem nos EUA. Trabalhei no passado com a CMU e tenho uma excelente memória de todas as colaborações e do impacto alcançado”, refere Pedro Oliveira, Diretor da Nova SBE.

Helena Canhão, Diretora da NOVA Medical School, sublinha o programa CMU Portugal “associa-se assim à NOVA, para aliar de forma coesa estes três componentes, permitindo uma experiência única aos inovadores que são maioritariamente doentes e cuidadores informais e dotando-os de ferramentas fundamentais para inovarem e levarem os seus produtos para o mercado”.