Nova SBE apresenta impacto de projetos para a inclusão de pessoas com deficiência
A Nova SBE vai receber a 5.ª edição do evento anual do Inclusive Community Forum (ICF), o projeto da Nova SBE dedicado à vida das pessoas com deficiência e que tem como principal objetivo promover uma comunidade mais inclusiva em duas áreas concretas: empregabilidade e educação.
O Inclusive Talks 2024 realiza-se no próximo dia 11 de abril, entre as 18h00 e as 20h00, e junta a comunidade de empresas, organizações sociais, instituições de ensino, pessoas com deficiência e respetivas famílias para partilhar as iniciativas promovidas no âmbito dos diferentes projetos do ICF.
Para além do balanço da atividade desenvolvida nos primeiros seis anos, serão revelados os resultados do impacto das iniciativas desenvolvidas pelo ICF nas áreas de empregabilidade e educação de pessoas com deficiência e ainda apresentadas as perspetivas para o futuro.
A Nova SBE explica que, no âmbito da empregabilidade, o Inclusive Community Forum foi responsável, entre outros, pela criação da Jornada para a Inclusão (conjunto de iniciativas que promovem o compromisso com a inclusão, a sensibilização e a capacitação das empresas com o recrutamento de pessoas com deficiência e que, desde a sua génese já envolveu 61 empresas) e pelo programa Peer2Peer (dedicado à preparação para o mercado de trabalho que, através de um caminho feito em pares, capacita pessoas com deficiência e alunos do ensino superior para o mercado laboral).
“Desde que foi criado em 2018, o programa já contou com a participação de mais de 260 pessoas (126 pessoas com deficiência e 136 alunos universitários). Este ano, estará presente em cinco Instituições de Ensino Superior – a Nova SBE, a Nova School of Law, a Nova Medical School, a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa”, explicam.
No que se refere ao tema da educação, o ICF co-criou, em conjunto com a sua comunidade, a Jornada para Capacitação (um conjunto de projetos de capacitação de pessoas com deficiência e de docentes que juntam instituições de ensino, organizações sociais e empresas como cocriadores e dinamizadores das soluções para uma maior inclusão de pessoas com deficiência no seu percurso de educação e consequente preparação para o mercado de trabalho).