A Nova Information Management School (nova IMS), da Universidade Nova de Lisboa, tem agora uma nova sala onde os professores e alunos pode ter acesso à tecnologia da Microsoft Azure OpenAI, a ferramenta de Inteligência Artificial generativa da Microsoft.
De acordo com a instituição, a Nova IMS é assim a primeira universidade portuguesa a disponibilizar esta tecnologia em contexto letivo, e resultou de um protocolo de colaboração assinado recentemente entre a Nova IMS e a Microsoft.
“O objetivo da utilização da tecnologia Microsoft Azure OpenAI é colocar à disposição dos professores e alunos da Nova IMS esta capacidade, assim como promover a capacitação dos professore para poderem inovar nas práticas pedagógicas que adotam por forma a integrá-la como instrumento de aprendizagem. A Nova IMS olha para a IA como uma oportunidade para promover a inovação pedagógica e não como uma preocupação e uma ameaça que temos de combater”, destaca Miguel de Castro Neto, Diretor da Nova IMS.
O objetivo deste protocolo é promover a aproximação entre a universidade e as empresas, a necessidade de desenvolver mecanismos de cooperação e intercâmbio para tirar partido desta tecnologia disruptiva e respetiva aplicação nos ambientes académico e empresarial.
Assim, serão desenvolvidas atividades nas áreas da Inteligência Artificial, Gestão de Informação, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciência de Dados, onde se vão reunir docentes, discentes e colaboradores das duas entidades.
Para além disso, potencia no desenvolvimento dos futuros licenciados e mestres uma “cultura de cooperação e responsabilidade, aberta à partilha de informação e à melhoria contínua em contexto empresarial, realizar estudos e projetos (por exemplo, teses de mestrado) aplicados às reais necessidades das organizações e colaborar na comunicação através de meios online e tradicionais sobre os projetos de ambas as partes”.














