Movidos pela inspiração de criar valor sustentável: António Redondo, CEO da The Navigator Company

Como é que caracteriza o Propósito da sua organização?
O propósito da The Navigator Company é centrado nas pessoas, na sua qualidade de vida e no futuro do planeta. Somos movidos pela inspiração de criar valor sustentável, não apenas para os nossos accionistas, para os nossos colaboradores, para os nossos clientes e fornecedores, mas para toda a sociedade. Isso envolve partilhar para além dos nossos resultados, o nosso conhecimento, experiência e recursos, para juntos construirmos um futuro melhor.
O nosso compromisso é com a criação de produtos e soluções sustentáveis, naturais, recicláveis e biodegradáveis, que contribuem significativamente para o meio ambiente, através da fixação de carbono (não apenas nas árvores, mas também no solo), produção de oxigénio, protecção da biodiversidade e combate às alterações climáticas. Medimos o nosso sucesso pela governança rigorosa e transparente, focando-nos tanto no retorno económico da nossa actividade quanto nos resultados ambientais e sociais.
O propósito estabelece as bases da nossa cultura organizacional autêntica, molda a nossa identidade e influencia a forma como nos relacionamos com os nossos stakeholders. Não se trata só de lucro e resultados financeiros, mas da continuidade e viabilidade do negócio e dos seus impactos na sociedade e no planeta – é sobre criar valor sustentável, inspirar acção quotidiana e procurar fazer a diferença no mundo, deixando-o um pouco melhor do que o encontrámos.

Em que medida é que esse Propósito se consegue alinhar com a sua visão pessoal como gestor?
Vejo o propósito como uma bússola para a tomada de decisões. A Navigator representa um pilar importante na economia nacional e impacta positivamente a vida de milhares de pessoas ao longo de toda a cadeia de valor. Acredito firmemente que a criação de valor sustentável a par da nossa responsabilidade social e ambiental são essenciais para o nosso sucesso a longo prazo, nomeadamente na forma como gerimos a relação com a sociedade ou como fazemos a gestão dos recursos que utilizamos, na capacidade de mitigarmos os riscos inerentes à nossa actividade, e na comunicação transparente e acessível a todos.
Guiados por valores éticos, pelo rigor na implementação e pela busca incessante pela inovação, o nosso objectivo enquanto gestores é garantir que cada decisão e acção da empresa contribua para um futuro melhor para as gerações actuais e futuras.
Na minha visão, um propósito bem articulado, compreendido e vivido diariamente, que satisfaça as necessidades de todos os stakeholders e considere o sucesso de longo prazo da empresa, ajuda-a também a diferenciar-se, deixando clara
a sua orientação e apoiando um modelo de liderança capaz de envolver verdadeiramente os colaboradores na concretização das estratégias e decisões.
Por isso, na Navigator, após definirmos o propósito, avançámos com uma campanha de comunicação interna para a sua divulgação e explicação, de forma a permitir a plena endogenização pela organização no seu dia-a-dia.

De que forma o Propósito ajuda na atracção e retenção de talentos?
Os profissionais talentosos que temos a trabalhar connosco procuram mais do que apenas um emprego: desejam trabalhar para uma empresa com um Propósito claro e uma prática reiterada de impacto positivo nas pessoas e no planeta, sobretudo que se comprometa com causas maiores do que apenas o resultado económico do trimestre ou do ano.
Ao demonstrarmos o nosso compromisso com a criação de valor sustentável e a inovação, e ao proporcionarmos um ambiente de trabalho motivador e inclusivo, atraímos indivíduos que partilham esses valores. Além disso, ao investirmos no desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores e promovermos o conhecimento, garantimos que os nossos talentos se sintam valorizados e interessados em permanecer connosco a longo prazo.
O nosso propósito pretende focar e motivar os colaboradores, lembrando-lhes que estão a contribuir activamente para um bem maior do que apenas as suas funções e responsabilidades profissionais diárias e proporcionando-lhes um sentido de significado e de pertença. Saber que o seu trabalho contribui para um objectivo maior permite aumentar a sua satisfação e, consequentemente, esperamos a nossa capacidade de os manter connosco empenhados e motivados.

Qual a ligação entre o Propósito da sua empresa e as suas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade?
Na The Navigator Company, somos responsáveis por produtos e soluções de base florestal, que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar da sociedade, em alinhamento com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Por isso, o propósito está intrinsecamente ligado às nossas iniciativas de responsabilidade social e de sustentabilidade em latu sensu.
O nosso compromisso em contribuir para um planeta melhor traduz-se em acções concretas, como o desenvolvimento de produtos renováveis e biodegradáveis, a promoção da biodiversidade e o combate às alterações climáticas. Estamos também comprometidos com a inclusão social e a prosperidade das comunidades que nos acolhem, investindo no mundo rural e assim contribuindo para promover a coesão territorial.
Quando expressamos, no propósito, a  ambição de gerar um impacto positivo nas pessoas e no planeta através do nosso negócio, e quando assumimos a criação de valor sustentável, isto significa identificar e minimizar os principais impactos da nossa actividade florestal e industrial, reforçando o contributo positivo para a protecção dos recursos naturais; significa estabelecer relações de proximidade com os nossos colaboradores, com os nossos parceiros de negócio e com as comunidades, procurando responder às suas necessidades e expectativas; significa desenvolver o negócio gerando valor para os nossos accionistas; significa aliar o conhecimento à tecnologia , para criar produtos cada vez mais sustentáveis, beneficiando do facto de a celulose e os seus derivados terem um perfil único também deste ponto de vista; e significa dar resposta aos desafios actuais e urgentes com que nos defrontamos, através da valorização da floresta e da adopção de um modelo de economia de baixo carbono.
Somos uma companhia que assume o desafio de se perguntar diariamente o que pode fazer para criar um mundo melhor. Por isso a nossa abordagem rigorosa e transparente de governança assegura que todas as nossas iniciativas sejam executadas com foco na sustentabilidade, em todos os seus pilares – ambiental, social e económico –, garantindo que deixamos um legado positivo para as futuras gerações.