A economia portuguesa tem tido um desempenho digno de nota nesta vertente. Em pouco mais de oito anos fomos capazes de dar passos significativos na dinamização de novos mercados criando uma tendência que permitiu gradualmente que as empresas fossem construindo uma posição forte em mercados externos, que é visível na evolução da componente das exportações no PIB Português. De acordo com os números disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, em 2010 as exportações representavam cerca de 30% do PIB Português, que compara com cerca de 44% em 2019.
A exportação e a internacionalização das empresas portuguesas exigem um conhecimento profundo de mercados e de processos financeiros. O apoio ao negócio internacional no Millennium bcp é uma aposta consolidada, dispomos de uma equipa experiente com elevados conhecimentos técnicos em Trade Finance que garante o know-how necessário para as empresas expandirem a sua actividade para outros mercados.
Soluções disponíveis
O Millennium bcp tem uma presença muito focada nas geografias onde consideramos que existe interesse dos nossos clientes e onde o Banco pode acrescentar valor. Os mercados europeus e os EUA são aqueles que, pela sua dimensão, mas também pelas oportunidades que apresentam, continuam a ser os mais relevantes. Os mercados africanos são tradicionalmente interessantes para as empresas portuguesas, com destaque para os PALOP, mas também o Magreb.
Numa perspectiva de mais longo prazo, olhamos com muito interesse para a Ásia, nomeadamente a China e a Índia, mas também a Coreia do Sul.
Estamos preparados para ser o Banco dos nossos clientes nesses mercados. Temos uma oferta ajustada às necessidades das empresas com actividade internacional, disponibilizando soluções de Trade Finance que permitem apoiar a actividade internacional das empresas portuguesas, quer se trate de negócio de importação ou exportação, quer se trate de soluções de apoio á internacionalização.
O Millennium bcp tem uma quota de mercado no negócio internacional de cerca de 22%, disponibilizamos diversas soluções de apoio aos nossos clientes importadores e exportadores. O acesso rápido a soluções de Trade Finance é sempre muito relevante, mas mais ainda num contexto de elevada exigência como o actual, em que é necessário garantir ao mesmo tempo segurança no recebimento e agilidade no pagamento.
O digital
“Digital” é a nova palavra-chave no sector bancário, com Bancos de todo o mundo a implementarem processos de digitalização e a levarem a cabo grandes investimentos em iniciativas digitais por forma a manter uma vantagem competitiva e entregar o máximo de valor aos seus clientes.
A banca digital combina os benefícios de dois mundos: uma nova experiência para o cliente e um modelo operativo eficiente e eficaz. Ambos são implementados recorrendo à digitalização, tecnologias, processos e estruturas subjacentes.
Os principais passos na evolução dos Bancos para o digital têm sido, em grande parte, focados em adicionar à oferta já existente novos serviços por via da tecnologia. Esta evolução permite facilitar e alargar o acesso dos clientes ao Banco, mas simultaneamente também promove a simplificação dos produtos.
No Millennium bcp encaramos a digitalização como uma forma de nos aproximarmos dos nossos clientes, promovendo soluções que simplificam a interacção com o Banco. Fomos pioneiros na disponibilização de soluções de Trade Finance desmaterializadas aos nossos clientes em Portugal. Cerca de 2/3 das empresas que utilizam soluções de Trade Finance no Banco, fazem-no online. As empresas com negócio internacional trabalham connosco de forma desmaterializada, já é normal a contratação de cartas de crédito, ou o acesso a apoios de tesouraria online.
A adesão dos nossos clientes a estes serviços é evidente quando analisamos os números. Actualmente cerca de 65% do total de operações de Trade Finance realizadas no Banco são online.
Nas soluções de Trade Finance que disponibiliza aos clientes, o Millennium bcp aplica o princípio condutor: “segurança máxima e burocracia reduzida ao mínimo”.
O futuro
À medida que o Trade Finance evolui para uma nova era digital, as regras relativas ao comércio digital estão a tornar-se cada vez mais importantes. Neste âmbito a Câmara de Comércio Internacional (ICC) lançou a eUCP versão 2.0 (Uniform Customs and Practice for Documentary Credits) e a eURC versão 1.0. (Uniform Rules for Collections) com vista a garantir a aceitação de documentos e dados electrónicos pelos Bancos, em vez de documentos em papel. Está também em curso a elaboração de um novo conjunto de regras ao abrigo do título provisório: Regras Uniformes para transacções de comércio digital (URDTT). O objectivo da URDTT é desenvolver um quadro de alto nível para delinear obrigações, regras e normas para a digitalização do financiamento comercial.
No Millennium bcp estamos atentos e seguimos com cuidado a evolução das regras e legislação que regulam a digitalização do Trade Finance.
A nossa expectativa é de que a crescente evolução para o negócio de Trade Finance desmaterializado vai fomentar a implementação de ecossistemas que possibilitarão a comunicação directa entre os nossos clientes e destes com o Banco.
Acreditamos que esta abordagem inovadora nos vai permitir conhecer e servir ainda melhor todas as empresas válidas, de uma forma ainda mais próxima e proactiva reforçando o papel do Millennium bcp como um verdadeiro parceiro de negócios dos seus clientes e sendo o Banco um enabler da sustentabilidade desses mesmos ecossistemas como Banco principal das empresas.














