Mais rápido e conduzido por realidade virtual: Rússia tem novo drone kamikaze para ser usado na guerra com a Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta quarta-feira que incorporou no seu arsenal militar disponível um novo drone kamikaze, que vai começar a ser utilizado na guerra na Ucrânia.

Pedro Gonçalves
Março 1, 2023
11:30

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta quarta-feira que incorporou no seu arsenal militar disponível um novo drone kamikaze, que vai começar a ser utilizado na guerra na Ucrânia.

Trata-se de drones Boomerang, mais rápidos e resistentes, que consegue perseguir alvos e deslocam-se a uma velocidade de até 170 km/h.

Estes aparelhos pequenos, capazes de transportarem uma carga explosiva, distinguem-se por serem conduzidos por um operador que utiliza um equipamento com óculos de realidade virtual, ajudado por um assistente que segue a rota do drone no mapa, segundo explicou o governo russo.

O aparelho, destacam os responsáveis, não tem módulos de comunicação por satélite, pelo que sistemas antidrone eletrónicos não servirão para os travar.

“O Boomerang tem quatro rotores, quatro pequenos motores e uma bateria de armazenamento massiva. Como característica principal, dispõe de um recetáculo especial que pode ser preenchido com armamento, explosivos ou um detonador”, clarifica o Ministério da Defesa, acrescentando que estes aparelhos são conduzidos a “uma altitude mínima, pouco acima dos topos das árvores”. Foram divulgadas algumas imagens de soldados a manobrarem o pequeno aparelho, e a aplicar-lhe a carga explosiva.

Recorde-se que o inverno viu a Rússia reforçar os ataques com drones kamikaze, de fabrico iraniano, contra infraestruturas críticas e instalações energéticas na Ucrânia, com o objetivo de causar disrupção no fornecimento de eletricidade e água potável.

De forma crescente, os aliados Ocidentais da Ucrânia foram fornecendo sistemas de defesa antiaérea, que têm ajudado a reduzir o impacto das ofensivas russas com drones e mísseis, já que acabam intercetados e desviados antes de chegarem ao alvo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.