Lucro da H&M mais que duplica para 772 milhões de euros no último ano fiscal

A empresa de moda sueca Hennes and Mauritz (H&M) obteve um lucro líquido de 8.723 milhões de coroas (772 milhões de euros) no último ano fiscal (dezembro 2022 a novembro de 2023), 144% mais do que no ano anterior.

Segundo a empresa, as melhorias introduzidas na cadeia de abastecimento, no seu programa de custos e eficiência e na normalização dos fatores externos que influenciam os custos de compra impulsionaram o aumento do lucro face ao balanço anterior, marcado pelo impacto do encerramento das operações na Rússia e pelos elevados preços dos matérias-primas.

O lucro operacional duplicou para 14.537 milhões de coroas suecas (1.287 M€), segundo o balanço apresentado hoje pela H&M, que anunciou a decisão pessoal de substituir a sua atual presidente executiva, Helena Helmersson, após quatro anos no cargo.

Helmersson será substituída por Daniel Ervér, até então responsável pela marca e que está na empresa há 18 anos.

As vendas líquidas ascenderam a 236.035 milhões de coroas suecas (20.902 M€), 6% mais contabilizado em coroas suecas.

No quarto trimestre (setembro-novembro), o principal concorrente da distribuidora espanhola Inditex faturou 1.576 milhões de coroas (140 M€), que compara com um prejuízo de 864 milhões de coroas (77 milhões de euros) no mesmo período do ano fiscal anterior.

O lucro operacional foi multiplicado por cinco, para 4.332 milhões de coroas (384 M€).

As vendas líquidas ascenderam a 62.650 milhões de coroas (5.548 M€), menos 4% em relação ao ano anterior em moedas locais, o mesmo nível de há ano atrás, quando contabilizadas em coroas suecas.

Em 30 de novembro, a H&M tinha 4.369 lojas, 96 a menos que há um ano.

A empresa sueca pretende abrir 100 novos estabelecimentos em 2024 e fechar 160.