O Hospital Lusíadas Monsanto reforçou a sua resposta clínica e assume um novo posicionamento como “Hospital do Cérebro”. A unidade de referência do Grupo Lusíadas Saúde alarga a sua atuação à neurologia e aposta num modelo inovador de cuidados integrados, centrado na prevenção, diagnóstico, tratamento e reintegração de patologias mentais e neurológicas.
O hospital passa a conjugar, numa única estrutura, o acompanhamento de problemas emocionais, comportamentais e psicológicos com o tratamento de doenças do sistema nervoso central, como AVC, Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.
A nova abordagem permite respostas especializadas em todas as fases da doença. Na área da saúde mental, a unidade mantém a intervenção em casos de ansiedade, depressão, burnout e adições. Já a vertente de neurologia assegura o acompanhamento clínico de patologias neurológicas complexas.
Entre as principais novidades destaca-se a criação de programas de reabilitação neurológica intensiva, em internamento e ambulatório, dirigidos a doentes pós-AVC, pós-traumatismo cranioencefálico, com Parkinson, esclerose múltipla ou em fase pós-cirúrgica. Estas valências passam a integrar o novo Centro de Reabilitação Neurológica, com serviços de fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.
Outra aposta estratégica é o lançamento do Laboratório do Sono, que arranca com consultas e estudos do sono em ambulatório, focados na avaliação e tratamento de distúrbios como insónias e problemas de memória. A unidade prevê também avançar com estudos em regime de internamento.
O reforço da oferta clínica contempla ainda o alargamento dos meios complementares de diagnóstico, com destaque para a imagiologia – ressonância magnética, TAC, raio-X e ecografias – e análises clínicas para doentes internados e ambulatórios.
“Existe uma ligação profunda entre a saúde mental e as doenças neurológicas. O cérebro regula emoções, pensamentos e funções neurológicas, mas também pode ser afetado por patologias que comprometem o bem-estar mental. É urgente uma abordagem integrada, que olhe para o cérebro e a mente de forma conjunta. Foi com esse objetivo que decidimos expandir o âmbito da nossa atuação e reforçar o posicionamento como Hospital do Cérebro”, afirma Filipa Pinheiro Marques, CEO do Hospital Lusíadas Monsanto.






