Há três novos Secretários de Estado. Presidente da República aceita proposta de Costa

A Presidência da República informou, esta manhã, que Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de três novos Secretários de Estado”.

Em comunicado, é explicado que o Luís Miguel da Silva Alves será Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Ricardo Jorge Almeida Perdigão Seleiro Mestre assumirá o cargo de Secretário de Estado da Saúde, e Margarida Fernandes Tavares é a nova Secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Os novos membros tomarão posse amanhã, dia 16 de setembro, pelas 19h30, no Palácio de Belém.

Luís Miguel Alves, que apoiará o António Costa na coordenação política do Governo, é natural de Lisboa e formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É presidente da Câmara Municipal de Caminha e líder da Federação socialista de Viana.

Entre 2007 e 2009, foi também adjunto de António Costa enquanto este último foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e ainda quando o PM foi ministro de Estado e da Administração Interna, de 2006 a 2007.

O cargo de Secretário de Estado adjunto do PM já tinha pertencido a Mariana Vieira da Silva e por Tiago Nunes, mas Costa optou por abdicar da função quando formou governo em abril. Agora, recupera esse posto.

Por sua vez, Ricardo Mestre foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde em junho passado, função que desempenha até hoje.

Natural de Serpa, é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, e tem uma pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde, pela Universidade Moderna. Frequentou ainda um curso de especialização em Administração Hospitalar, na Escola Nacional de Saúde Publica, da Universidade Nova de Lisboa.

Entre as funções mais recentes, foi gestor de Projeto no Conselho das Finanças Publicas, na área da saúde e do Setor Público Empresarial, entre março 2021 e junho 2022.

Margarida Tavares, natural de Vale de Cambra, é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Mestre em Saúde Pública com especialização em Risco Infecioso pela École de Santé Publique Institut Pasteur – Conservatoire national des arts et métiers, Conférence des Grandes Écoles, de Paris.

É assistente graduada de infeciologia e coordenadora da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes, do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), membro do Conselho Nacional de Saúde Pública, e faz parte da Task Force da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a COVID-19 e coordena o plano de contingência para a COVID-19 no CHUSJ.

Ainda, com as nomeações de Ricardo Mestre e de Margarida Tavares para os novos cargos, a equipa da Saúde fica fechada, agora sob a liderança do recém-empossado ministro Manuel Pizarro.

Ler Mais





Comentários
Loading...