O grupo Roca, especializado em produtos para casas de banho como vasos sanitários e lavatórios, adquiriu uma participação maioritária na empresa italiana Antonio Lupi Design.
O grupo Roca, que não divulgou a percentagem exata que adquiriu no capital desta empresa nem o valor da operação, precisou hoje em comunicado que a incorporação da Antonio Lupi representa uma aposta no segmento de luxo.
A operação foi formalizada através da sua filial Laufen, que opera no segmento ‘premium’.
A aquisição impulsionará a expansão comercial global do grupo italiano, que manterá a sua “total independência operacional e identidade, aproveitando o alcance internacional do grupo Roca”, assegurou hoje o grupo catalão.
Fundada em 1950 e com sede em Stabbia, a empresa toscana distribui os seus produtos em mais de 80 países, faturou 42 milhões de euros no ano passado e tem 100 funcionários.
A Antonio Lupi continuará a ser liderada pela família fundadora e continuará a ser gerida a partir da sua sede em Stabbia, onde também se encontram o seu principal ‘showroom’, centro de I&D e fábricas de produção.
O presidente executivo do grupo italiano, Andrea Lupi, garantiu que a aliança com o grupo Roca representa “uma oportunidade para expandir em Itália e no estrangeiro, com benefícios para ambas as empresas e para os clientes, garantindo um futuro para a empresa”.
Por seu lado, o presidente executivo do grupo Roca, Albert Magrans, destacou: “A combinação da Antonio Lupi, líder mundial indiscutível no setor do luxo em casas de banho, com a nossa divisão ‘premium’ Laufen, coloca-nos numa posição privilegiada no segmento de mercado de gama alta”.
O grupo Roca foi assessorado nesta transação pela Alantra, Baker Mckenzie e KPMG, enquanto a Antonio Lupi contou com a assessoria do Ethica Group.














