O Grupo Casais estabeleceu uma parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) para lançar um novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Avançadas de Construção.
A formação tem como principal objetivo colmatar a escassez de mão-de-obra qualificada no setor, com especial foco na tecnologia BIM (Building Information Modeling), e será lecionada na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa.
Com uma duração de dois anos – três semestres de aulas e um de estágio –, o curso insere-se no programa Mais Futuro do Grupo Casais, que assegura o pagamento das propinas, o estágio curricular e a integração dos formandos na empresa. A formação será ministrada pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) e dirige-se a titulares do ensino secundário, profissionais em requalificação ou trabalhadores do setor que pretendam melhorar as suas qualificações.
“Acreditamos que este curso é mais um passo fundamental para aproximar o ensino às reais necessidades do setor da Construção. Esta formação oferece uma combinação equilibrada entre conhecimento técnico e uma vivência prática relevante, proporcionada pela interação com o Grupo Casais e as suas diversas áreas de atividade. Trata-se de uma iniciativa concebida com foco na qualificação de novos talentos e na resposta aos desafios concretos que enfrentamos em termos de captação e desenvolvimento de competências no setor”, comenta António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
Para Ângela Lemos, presidente do IPS, este novo CTeSP “é um exemplo claro da nossa missão de formar profissionais altamente qualificados, em estreita articulação com o tecido empresarial e com foco nas reais necessidades do mercado de trabalho. A parceria com o Grupo Casais, uma referência nacional e internacional no setor da construção, é estratégica e permitirá uma formação de excelência, fortemente ancorada na tecnologia BIM, hoje incontornável neste setor”. Com esta parceria, acrescenta a responsável, “reforçamos também o nosso compromisso com a empregabilidade, a requalificação profissional e o desenvolvimento económico da região”.
A primeira fase de candidaturas arrancou a 12 de julho e decorre até 12 de agosto.














