Governo anuncia hoje nova estratégia para apoiar PME exportadoras
O Governo anuncia esta segunda-feira a estratégia para auxiliar as Pequenas e Médias Empresas (PME) exportadoras a não ficarem fora dos mercados externos. Estas regras internacionais terão de ser cumpridas de forma faseada entre 2025 e 2027.
No decurso de uma Conferência Internacional, em Lisboa, quando se celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, será apresentada e debatida a necessária transição dos modelos de negócio tradicionais para um novo modelo que atenda a preocupações ambientais, sociais e de boa governação, ou ESG (Environment, Social & Governance)
Estas regras internacionais que as empresas terão de cumprir até 2027 (e em alguns casos já em 2025) para não ficarem excluídas dos mercados externos e da cadeia de valor de grandes clientes internacionais, bem como para facilitar o acesso ao sistema financeiro.
Esta estratégia estabelece ainda um percurso de formação, avaliação, adaptação e divulgação das credenciais ambientais, sociais e de boa governança para as PME ativas em mercados externos.
“Estas empresas, pela sua dimensão exportadora, estão expostas às tendências do comércio internacional e serão, no imediato, as mais impactadas pelas novas regras, designadamente de relato de informação não financeira. O objetivo é que, daqui a pouco mais de três anos, a totalidade das empresas portuguesas consiga responder às exigências ESG e que todas possam contribuir para reforçar o papel de Portugal na implementação da Agenda 2030”, explica o gabinete liderado por João Gomes Cravinho.
O apoio às PME será dado pelo IAPMEI, o Turismo de Portugal, outras áreas governativas e parceiros da sociedade civil.