A Galp inaugurou o novo centro de inovação para o retalho — o Galp Retail Lab — no campus do Instituto Superior Técnico (IST), no Taguspark, em Oeiras. A mudança para o meio académico visa reforçar a ligação com a comunidade científica.
Instalado num ambiente colaborativo, o Retail Lab testa soluções tecnológicas com aplicação direta no mercado, com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes da Galp, tanto no segmento B2B como B2C. Entre os testes realizados estão simulações de percursos reais dos consumidores nas estações de serviço, como o uso de terminais de pagamento ou de carregadores para veículos elétricos.
“Com o investimento no novo laboratório e futuro envolvimento de investigadores e alunos do Técnico, a ambição é clara: elevar a fasquia e estabelecer o novo padrão de serviço ao cliente no setor. É isso que define a Galp e que faz desta empresa o parceiro de referência do país, das empresas e das famílias na escolha das suas soluções de energia”, salientou João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp, durante a inauguração do centro.
Rogério Colaço, presidente do Técnico, descreve a parceria como “uma oportunidade para toda a comunidade do Técnico e promove a partilha de conhecimento, a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novos produtos, facilitando a captação de talento”. “Funciona como um ponto de contacto direto entre estudantes, investigadores do Técnico e as equipas técnicas, comerciais e de inovação da Galp, a quem muito agradecemos a confiança depositada”, complementa.
A criação do Retail Lab resulta de um protocolo de colaboração assinado em 2022 entre a Galp e o Instituto Superior Técnico e insere-se no ecossistema de inovação da energética portuguesa, que envolve 57 universidades portuguesas e internacionais focadas em soluções para a descarbonização. A Galp opera uma rede de 1.240 estações de serviço e 5.500 pontos de carregamento elétrico na Península Ibérica, disponibilizando uma oferta integrada de energia — de produtos petrolíferos a eletricidade.












