Faz compras na Amazon? Política de devolução de produtos vai mudar daqui a 3 meses. Saiba se vai ser afetado

A Amazon, uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2025 irá modificar a sua política de devolução, em resposta ao aumento dos custos operacionais. Apesar das mudanças, os utilizadores não serão afetados diretamente.

Atualmente, os clientes que fazem compras na Amazon, especialmente os utilizadores Prime, beneficiam de um processo de entrega rápido e conveniente, com encomendas a chegarem no dia seguinte. Além disso, a plataforma oferece uma política de devolução atrativa, permitindo que os clientes devolvam produtos que não correspondem às suas expectativas, sem custos adicionais.

No entanto, a empresa revelou que, para lidar com os custos das devoluções e reduzir o desperdício, irá implementar alterações nas taxas cobradas aos vendedores. Esta medida se aplicará a produtos com altas taxas de devolução, com exceção de categorias especiais como roupas, óculos, sapatos e acessórios. Os vendedores cujos produtos forem devolvidos em massa enfrentarão aumentos nas taxas, que serão determinadas com base na percentagem de unidades expedidas e devolvidas num período de três meses.

Os pequenos vendedores, que movimentam menos de 25 unidades por mês, estarão isentos dessas novas cobranças. Por sua vez, os utilizadores continuarão a dispor de um prazo de 30 dias para efetuar devoluções, desde que os produtos sejam devolvidos em estado “novo, sem uso e completos”.