Foram muitos os alunos do 12.º ano que realizaram, esta quarta-feira, o exame nacional de Matemática A, bem como os alunos do 11.º que fizeram a prova de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).
Esta é uma época de exames excepcional que começou na semana passada com a prova de Português. Para além destes já foram realizados os exames do 11.º ano de Francês, Espanhol, Filosofia, Física e Química, Latim, Geografia A e História e Cultura das Artes, e ainda do 12.º ano de História.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) já divulgou no seu site as provas, bem como os respectivos critérios de avaliação, que pode consultar em baixo.
De recordar que em consequência da pandemia da Covid-19, o Ministério da Educação decidiu que esta época os exames iriam realizar-se mais tarde do que o habitual e com menos alunos inscritos, face ao ano anterior. Para além disto as provas nacionais não serão obrigatórias para a conclusão do ensino secundário, contando apenas para o efeito as notas atribuídas pelos professores.
Isto significa que a grande maioria dos alunos inscritos, cerca de 91%, realiza o exame apenas para concorrer ao ensino superior, sem qualquer objectivo de obter aprovação para o final do 12.º ano, um cenário também muito diferente daquele que se verificou em 2019.














