Europa deixa de ser centro, Portugal a um canto e o globo representado na vertical. Assim pode ser o novo Mapa Mundial

Durante largos séculos a Europa, o ‘Velho Continente’, foi literalmente o centro do mundo: político, social, económico, aparecia por isso precisamente como o centro em destaque no Mapa Mundo.

Pedro Gonçalves
Fevereiro 26, 2023
11:28

Durante largos séculos a Europa, o ‘Velho Continente’, foi literalmente o centro do mundo: político, social, económico, aparecia por isso precisamente como o centro em destaque no Mapa Mundo. Mas, com as dinâmicas de mudança da economia mundial, mudam também as diretrizes da cartografia, pelo que o eixo central do novo Mapa Mundo deverá mudar-se numa futura edição da representação da Terra em versão plana.

Se estamos habituados a ver o eixo central do mapa no Atlântico, e Portugal com um lugar de ‘destaque’, no canto da Europa, que domina o Mapa Mundo, a realidade económica é diferente em vários aspetos, também no que diz respeito à população, pelo que a mudança de eixo também poderá ter esta justificação, segundo alguns estudiosos.

Se outrora a Europa era o continente mais povoado e com maior população, também já não é essa a realidade do mundo. Aliás, para grande parte da população, esta versão ‘Ocidental’ do Mapa Mundo nunca foi uma realidade, já que em vários países asiáticos central o ‘seu’ Mapa Mundo no Oceano Pacífico.

Neste mapa, considerado por muitos especialistas como “o verdadeiro mapa Mundo”. São a China e a Índia, duas potências mundiais com grande potencial de crescimento em aceleração, bem como os EUA, a surgirem no centro do mundo nesta representação, enquanto a Europa surge do lado esquerdo, com Portugal a aparecer no ‘cantinho’ do mapa.

Mas há outras representações que podem ser adotadas. Se outrora o primeiro mapa mundial de relevo feito na China, o Kunyu Wanguo Quantu, que a colocava no centro, não era aceite noutros locais parece cada vez mais provável que seja este o eixo em destaque.

Noutra representação, recuperada pela plataforma Big Think, é sugerido um Mapa Mundo com uma adaptação tão característica da nossa atualidade: Na vertical, para facilitar a visualização em telemóveis e smartphones.

Nesta versão, o eixo central fica no Oceano Índico, com a Índia e China no centro, e a Europa bem diferente do que estamos habituados a ver, de proporções diferentes, ‘colada’ a África e com Portugal no canto superior esquerdo.

No mapa vertical, os EUA ficam ao contrário no topo, com o Canadá em baixo.

São representações que, enquanto ocidentais, ainda fazem impressão a muitos portugueses mas que, à medida que a realidade política e económica social se transforma, também o Mapa Mundial deverá acompanhar estas mudanças, tornando-se em algo diferente, mas ao qual teremos de nos habituar.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.