Efacec é a primeira empresa do mundo a obter certificação inédita em automação energética

A Efacec anunciou que o seu Servidor de Subestação UC 500 se tornou a primeira solução de automação do mundo a receber a certificação de cliente UCAIug IEC 61850 Edição 2.1, concedida pelo laboratório de testes independente DNV.

Esta certificação distingue também outros dois produtos avançados da Efacec na área de proteção e automação de subestações: a família de IEDs de Proteção e Controlo TPU 500 e a Unidade de Controlo de Painel BCU 500, que já tinham obtido a certificação de servidor IEC 61850 Edição 2.1.

A certificação assegura que os produtos da empresa satisfazem rigorosos requisitos de interoperabilidade e fiabilidade, essenciais para o funcionamento eficiente das redes de energia em um cenário cada vez mais complexo.

O processo de certificação, realizado em colaboração estreita com a DNV, foi desafiador do ponto de vista técnico e valida a implementação do IEC 61850, o protocolo internacional para comunicação em subestações elétricas.

Além de reforçar a posição de mercado da Efacec, essa conquista abre novas oportunidades para o seu portfólio de automação de subestações. À medida que utilities e operadores de rede valorizam a conformidade com a norma IEC 61850, os produtos agora certificados oferecem uma proposta de valor diferenciada.

“Esta certificação vem consolidar a posição da Efacec como um dos principais fornecedores de utilities e operadores de rede que procuram soluções avançadas de automação preparadas para o futuro. São o sublinhar do nosso compromisso com a transformação digital das subestações, bem como das elevadas capacidades técnicas que temos in-house, reconhecidas a nível internacional no setor energético.“, reforçou Hugo Martins, Gestor de Produto da UC 500 da Efacec.

Os produtos agora certificados já estão integrados em diversos projetos no domínio da automação ferroviária e nas subestações de transmissão e distribuição, entregues a utilities em países como Portugal, França, Argélia, Bahrain e Chile.

Ler Mais





Comentários
Loading...