EDP vai instalar dois projetos solares nas instalações da multinacional de pneus Goodyear no Luxemburgo

A Enerdeal, fornecedora de soluções de energia renovável que se juntou ao grupo EDP em 2023, foi escolhida pela Goodyear para implementar dois ambiciosos projetos solares nas instalações da The Goodyear Tire & Rubber Company em Colmar-Berg, no Luxemburgo.

André Manuel Mendes
Julho 9, 2024
10:26

A Enerdeal, fornecedora de soluções de energia renovável que se juntou ao grupo EDP em 2023, foi escolhida pela Goodyear para implementar dois ambiciosos projetos solares nas instalações da The Goodyear Tire & Rubber Company em Colmar-Berg, no Luxemburgo.

Os painéis solares serão instalados no complexo industrial e de investigação e desenvolvimento da Goodyear, que inclui várias fábricas e instalações em Colmar-Berg, Bissen e Dudelange. Envolve a instalação de um sistema solar de 5 MWp no telhado da fábrica e um sistema de carport de 2 MWp.

Estes projetos deverão gerar aproximadamente 6.500 MWh de eletricidade renovável por ano, que será consumida nas instalações da Goodyear. Estima-se que essa instalação evitará cerca de 3.000 toneladas de emissões de CO2 por ano, alinhando-se com o compromisso de ambas as empresas com a descarbonização.

O acordo entre a EDP e a Goodyear tem a duração de 20 anos e os projetos de produção descentralizada de energia solar serão implementados no modelo “As-a-Service”. Neste modelo, 100% do investimento, manutenção e operação são assegurados pela EDP, sendo os benefícios financeiros desta instalação partilhados entre as duas empresas.

A geração solar distribuída é um eixo estratégico de negócio para a EDP, representando cerca de 50% da nova capacidade solar que será adicionada globalmente nos próximos anos.

A aquisição da Enerdeal, que opera na Bélgica e no Luxemburgo, reforçou a aposta da EDP neste segmento no Benelux. O grupo EDP está empenhado em investir 2,5 mil milhões de euros até 2026 para instalar mais 4 GWp em projetos solares para famílias e empresas, contribuindo decisivamente para a transição energética.

A Goodyear, por sua vez, anunciou em 2021 o objetivo de usar apenas energias renováveis nas suas operações e processos de fabrico até 2040, com uma meta intermediária de usar apenas eletricidade renovável nas suas fábricas até 2030. A empresa já investiu em créditos de energia 100% renovável para as suas fábricas na Europa e na Turquia e atualmente possui energia solar em 10 das suas instalações globais, totalizando uma capacidade de 30 MWp. Esta nova instalação no Luxemburgo será a quinta na região Europa e Médio Oriente e a 11ª a nível mundial.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.