A EDP Renováveis anunciou o adiamento de quatro anos do projeto Southcoast Wind, que prevê a instalação de 2,4 GW de energia eólica offshore ao largo da costa de Massachusetts. Inicialmente prevista para começar em 2025 e estar operacional em 2030, a construção só deverá arrancar em 2029.
A decisão foi tomada devido à incerteza gerada pelas ordens executivas do presidente dos EUA, Donald Trump, que têm criado obstáculos para o setor de energias renováveis no país, revela o ‘Negócios’. Como consequência, a empresa registou uma imparidade de 133 milhões de euros no seu negócio offshore nos EUA.
O CEO da EDP Renováveis, Miguel Stilwell, explicou que, apesar de já haver interconexão e financiamento disponível, a empresa optou por um adiamento mais longo para lidar com o atual cenário de instabilidade. Segundo ele, os preços da energia offshore nos EUA rondam os 150 dólares por MWh, e o projeto continua a ter valor estratégico a longo prazo, mesmo com a alteração do cronograma. Além disso, a empresa pretende reduzir o ritmo de investimentos em novas capacidades renováveis para 3,5 GW entre 2025 e 2026.
Mesmo com os desafios, a EDP Renováveis não pretende abandonar o mercado norte-americano e continuará a avaliar os impactos das novas políticas.














