A EDP renovou o acordo de autoconsumo com a Central Lechera Asturiana para promover o autoconsumo de energia entre os mais de 500 membros da cooperativa. As Astúrias, com mais de 1.700 horas de sol por ano, têm um grande potencial de geração de energia solar.
Em 2020 a cooperativa chegou a acordo com a EDP Solar para dotar as suas cerca de 1.100 explorações agrícolas familiares com soluções fotovoltaicas de autoconsumo, incluindo a conceção, implementação e colocação em funcionamento de instalações à medida de cada exploração.
À data, o Diretor Comercial da EDP Espanha, Miguel Fonseca, sublinhou que “este acordo é um instrumento fundamental não só para as empresas pecuárias contribuírem para a sustentabilidade da sua atividade, como também para alcançarem eficiências económicas significativas na sua atividade”.
O acordo assinado há três anos entre a energética e a cooperativa é agora renovado depois de ser registar um autoconsumo de mais de 64% da energia produzida por parte dos agricultores que a integram.
As instalações evitaram a emissão de 26 toneladas de CO2 para a atmosfera em seu primeiro ano de operação, o equivalente ao impacto positivo de 1.925 árvores, segundo dados da empresa.
De acordo com o ‘Cinco Dias’, a EDP prevê, nos próximos meses, a montagem de instalações em mais 60 parques, contra uma dezena atualmente, atingindo um total de quase um MW de potência instalada.
No primeiro trimestre deste ano, mais de 10.000 lares em Espanha e Portugal contrataram as soluções solares da EDP, com cerca de 50.000 novos painéis. A energética tinha já instalados na Península Ibérica 700 mil painéis solares.













